segunda-feira, 28 de março de 2011

Série Especial - METABOLISMO

Meninas, em virtude da minha agonia inquietação sobre a velocidade da minha perda de peso, resolvi falar essa semana sobre o metabolismo sobre diversos aspectos. 

Não estou mais chateada com isso, porque amei os comments super motivadores e pq estou tentando colocar na minha cabeça que o corpo magro virá como consequencia de uma vida saudável e tendo isso já estou no lucro. Então, tô na paz. A série de postagens é só pra informar mesmo, sobre as possibilidades.

Então, esse tal metabolismo? De que se trata? 

O metabolismo é o modo como o seu organismo transforma calorias em energia. Simples! A velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la trocando a gordura por massa muscular. Quanto mais músculos, mais rápido e maior é o gasto calórico.

Os carboidratos são essenciais para um metabolismo rápido. Fornecem combustível aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. Sem energia, você fica lenta e a inatividade faz você ganhar peso. Os carboidratos podem ser classificados em:

Sempre: aqueles de baixo índice glicêmico (que mantêm estáveis os níveis de insulina, evitando o sobe-e-desce da glicose no sangue e afastando a fome por mais tempo). Grãos integrais, legumes, frutas e verduras -- todos ricos em fibras e pobres em gorduras -- levam mais tempo para ser digeridos e por isso aceleram o metabolismo.

Às vezes e raramente: eles estão em toda parte. No arroz branco, doce, açúcar, biscoito e bolo. Ao serem refinados, as fibras são retiradas e dão lugar a açúcar e aditivos, que retardam o metabolismo. Esse grupo, de alto valor glicêmico, é digerido rapidamente. A rapidez engana o cérebro, que sinaliza mais fome em pouquíssimo tempo.

As proteínas ajudam a formar músculos, que consomem calorias mais rapidamente. Além disso, diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos. Opte sempre pelas proteínas magras: lagarto, patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados.

As gorduras são fundamentais para o metabolismo. Retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais homogênea. São classificadas em:

Amigas: ajudam a limpar as artérias. Fontes: castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.
Inimigas: entopem as artérias e devem ser evitadas. Fontes: manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada.

DICAS GERAIS:

Faça mais refeições (pequenas)

Em vez de café da manhã, almoço e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos. A capacidade do seu estômago encolhe cerca de 30%, sua ingestão calórica diminui 10%, seu metabolismo ganha pique e você pode perder até 2 quilos por mês.


É importante prestar atenção às quantidades. Uma porção de alimento (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado. O filé de frango ou peixe deve ter o tamanho da sua mão. O filé de carne vermelha deve ser um pouco menor, do tamanho da palma da mão.

Mexa-se e ganhe músculos

Pular corda, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, dançar, levar o cachorro para passear, caminhar. A atividade física é essencial na aceleração do metabolismo. Com o passar dos anos, os músculos tendem a encolher e a gordura passa a ocupar o lugar deles. Por isso a musculação é tão importante. A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso no plano de ativar o metabolismo. O professor de educação física e especialista em fisiologia Mauro Cardaci, da Fórmula Academia, em São Paulo, endossa. Ele diz que 1 quilo de massa muscular a mais já é suficiente para tirar o metabolismo do atoleiro.

Outras dicas para manter seu metabolismo em alta

• A água ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. Na falta dela, você fica lenta, menos ativa e queima menos calorias.

• Tomar um limão-galego espremido na água colabora para manter o metabolismo acelerado.

• Não pule refeições nem fique sem comer por mais de quatro horas. Senão, seu metabolismo pisa no freio.

• Se não consegue ficar sem doce, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a consequente sensação de fome.

• Dispense cereais à base de flocos de milho e arroz refinados, tipo crispis e corn flakes, que têm índice glicêmico alto. Prefira os de grãos integrais e aveia, ricos em fibras.

• A gordura da pipoca do cinema pode atolar seu metabolismo. Prefira a light de micro-ondas.

• Comece sua refeição pelos legumes e verduras, que têm poucas calorias, muitos nutrientes e fibras. Eles reduzem a fome e você acaba comendo menos dos outros alimentos.

• Se seu almoço for apenas uma salada de alface e outras verduras, seu metabolismo tem tudo para ficar lento. Esses alimentos de baixíssimas calorias não fornecem energia significativa: dentro de uma hora ou duas, você estará com fome. Junte à sua salada uma fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e uma gordura “amiga”.

• Frutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.

Pronto, meninas... vamos dar uma acelerada nesse metabolismo né? Mandar o bichinho correr pq a gente quer ficar magrinha heheheh. Amanhã tem um assuntinho relacionado! Aguardem!

:)



UPDATE: Estou comendo pouquíssimo carboidrato. isso pode ser uma chave heheh
---x---


Meninas, falei no post passado sobre o filme Julie & Julia e nossaaa, vocês precisam assistir. Alguém já viu? Conta paralelamente a história de Julie, uma garota contemporânea que sem rumo na vida decide criar um blog para em 365 dias testar ao seu modo todas as receitas do livro da Julia, uma senhora dos anos 50 que decide aprender a cozinhar na França e escreve um livro de receitas que muda a história da culinária. É super divertido ver o compromisso de Julie com seus possíveis leitores, e ela fala de muitas coisinhas que com certeza passa pelas nossas cabeças ao criar um blog. Fpra que é sobre comida e alguém aqui acha ruim esse assunto? Não né! hahahaha Vale muitíssimo a pena gente! 

:D

Bjs

26 comentários:

  1. Adorei o post!
    O meu metabolismo está bem lento viu, está ganhando do bicho preguiça.
    Mas já descobri o que está acontecendo estava comendo pouco carboidrato, ou melhor um dia nada de carboidrato e no outro dia tudo. Preciso me reequilibrar.
    Beijos e obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  2. Menina meu metabolismo,tiro ferias e eu to aqui toda preguiçosa,cheia das dores,rs
    Adorei as dicas vou voltar a me alimentar nas horas certas,pra ver se as coisas começam a caminhar de novo...
    Vou ver se consigo baixar esse filme!!!
    Bjkas tenha uma otima semana e vamos que vamos !!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi, eu vi!! Adorei o filme. Eu gostei tanto que criei o blog. Assisti em janeiro. Eu tb estou lentium demais no emagrecimento e depois do final de semana então...aff. Nem se fala...
    bjocas e não desanimeeeeeeeeeee!

    ResponderExcluir
  4. Vou assistir o filme, obrigada pela dica1

    Meu metabolismo ta mais lento que fila de banco segunda feira1

    Bjos e uma ótima terça

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Talita, nossa gostei muito do post, até mesmo porque acho que meu metabolismo anda meio lento também. Minha nutricionista falou a mesma coisa sobre eu não comer muita verdura e legumes, vou me esforçar mais! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Sempre disseram q o meu metabolismo era rápido e por isso eu era magrela assim, deve ser então né?

    Fiquei com vontade de ver esse filme, adoro filmes e o tema desse chamou mto a atenção! beijos

    http://oguiadascuriosas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ah n fala essa palavra cmg n, eu tenho um post sobre metabolismo. Só Jesus no meu viu... mas creio q consegurei dar uma acelerada nele, te mandei convite no MSN..rs, ah sobre o filme vou locar amanha q to de folga da A.F p assistir.
    Bjim.
    Aline Cristina- Negra Belissima.

    ResponderExcluir
  8. Qdo eu faço 6 refeiçoes diarias eu emagreço hiper bem, mais qdo eu pulo as refeiçoes eu fico na mesma, um dia minha nutricionista me falou que eu estava fazendo tudo errado por isso que estava ganhando peso.
    Hoje estou fazendo tudo certinho, logico que eu nao engordei 30 kg que emagreci, mais engordei uns 3 a 4 quilos e se deixar , de quilo em quilo a galinha enche o papo, entao estou fazendo tudo certo pra emagrecer logo de uma vez rsrsrsr!!!
    Seu post maravilhoso!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida!
    Pois é, amooo frutas e isso pra mim é um aliado, né? rsrs
    Adorei as informações. Qto ao seu peso, fique triste não, viu? Faça a sua parte que logo os resultados aparecerão! Eu tb estava bem estacionada ou paradíssima mesmo, mas ai comecei essa desintoxicação que deu um Up no metabolismo e principalmente no peso...se quiser ver como é, me avisa ^^

    Bjks e ótima terça!

    ResponderExcluir
  10. Oi Tali, adorei as dicas, principalmente do filme, vou procurar pra assistir.
    Bom a batata frita feita no forno é facil, eu compro aquelas que vem cortadas e congeladas no supermercado, acendo o forno e enquando isso coloco elas espalhadas numa assadeira de aluminio, coloco no forno e depois de 10 minutos pego um garfo e mexo elas, ai deixo dependendo do fogão leva entorno de 20 a 30 minutos pra ficar pronta, é só ir olhando e mexendo, eu gosto delas mais sequinhas ja meu marido delas bem molinhas, vai do gosto. Não fica como as fritas, mas da pra aproveitar sem peso na consciencia. Tenta fazer e depois me conta.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  11. Amei a meteria e a dica do filme, vou procurar. beijos

    ResponderExcluir
  12. Amigaaaaa!

    Adorei o filme! Já faz um tempo que eu assisti. Sou louca por cinema! Só achei chato a Julia não querer conhecer a Julie e ainda ficar ofendida achando que a outra estava querendo ganhar bfama em cima dela! Mas o filme é muito leve, alto astral. Dá uma vontade de sair cozinhando por aí e de criar um blog! Ops, esse agente já fez, a parte de cozinhar tá mais difcíl!

    Adorei a matéria. Já tô seguindo essas dicas, mas o meu metabolismo tá tão devagar... No meu caso resolvi inserir exercícios de localizada pra ver se ganho um pouquinho de massa magra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi vim conhecer o seu cantinho adorei !!!! vim tb para agradecer o carinho...

    Sabe quando comecei a RA pensei que nunca conseguiria mas agora 3 meses depois do blog já se foram 9,8 kilos !!! muita alegria ... quero estar bem magrinha até setembro deste ano quando vou escolher meu vestido de noiva, fico imaginando o choque das pessoas quando eu aparecer linda e magra de noiva !!!
    Estou ficando por aqui ...

    Beijos e força sempre !!!

    ResponderExcluir
  14. Oieee....
    Adorei as dicas do post

    Menina, quero assistir esse filmeee
    Hehehe
    Tudo a ver conosco hein
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. é mesmo conveniencia tem muitas guloseimas, mas ainda bem que vou trabalhar de manha e não sinto fome nem vontade de comer nesse horario ebaaa, se fosse de noite ai sim ia ser complicado rsrs


    é eu acho que tenho que seguir essas dicas para acelerar o metabolismo pq o meu é muitooo lento.

    agora fiquei curiosa para ver esse filme, já vou providenciar rsrs

    bjoss até mais

    ResponderExcluir
  16. Adori o post, muito enteressante, e tem selinho lá no blog pra vc viu..
    www.desafiopessoal.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  17. NOssa... muito boa a reportagem!!! Acho que já tem quase um mês que estou aplicando em meu dia a dia quase todas as dicas que vc trouxe!!! Espero logo ver resultados. bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Talita! Tudo bom?
    Adorei a matéria! Isso me fez pensar na academia.
    Pela matéria percebi que a musculação tb ajuda a emagrecer! Ai meu Deus eu fico com dor no peito pq não faço, mas é uma tortura pra mim! Vc faz?
    Ainda não assisti esse filme, mas ouvi falar.
    Vou assistir!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Afm tb tô lenta... mas vou tentar seguir algumas das suas dicas :-)
    Beijinhos e obrigada pela visita de sempre :-)

    ResponderExcluir
  20. oie!
    olha com poucas calorias meu metabolismo tava muito lento, mas depois que passeia comer en torno de 900 a 1100 kcal por dia deu uma mudança legal!

    beijokas, boa noite

    ResponderExcluir
  21. Talitinha, amei saber mais sobre metabolismo, eu acho que o meu anda se arrastando, mas não entendo, faço tudo direitinho.... integrais, musculação, bastante água... sei lá, deve ser preguiçoso mesmo.. srrsrsrss

    Bjs amada.

    ResponderExcluir
  22. OLÁ amiga, gostei de suas dicas para acelerar o metabolismo, to precisando mesmo, digo que a balança empacou...para não dizer que to ficando cara de pau. Beijos milllll

    ResponderExcluir
  23. Acho que se eu assistir o filme saio correndo pra um restaurante... risos...
    Beijos e adorei o post sobre metabolismo,
    Mari

    ResponderExcluir
  24. Adorei o post, e o blog é muito legal.

    Parabéns!!!

    Bjos Liz
    www.branquelasardenta.com

    ResponderExcluir