quinta-feira, 24 de março de 2011

Beleza - Técnicas de Depilação

Meninas hoje foi dia de enfrentar a maldita depilação. Assim dói né? Hehehehe Mas pra mim é algo imprescindível meeesmo! Não tenho muitos pelos nas pernas e talz, mas em outras regiões precisa ser feita e tem que ser com cera quente.
Como hoje é nosso dia de Beleza aqui no blog, resolvi compartilhar técnicas de depilação pra que seja nosso exercício de cuidado conosco para o fim de semana.


Pêlos incomodam – e muito – as mulheres, principalmente se estiverem à mostra. Atualmente, com os diversos métodos de depilação existentes, acabar com eles passou a ser relativamente fácil. Cera fria, quente, roll-on, lâmina, creme depilatório, depilador elétrico e laser. Diante de tantas ofertas é impossível restar dúvidas sobre a melhor técnica.


O feixe milagroso

 


A depilação a laser é a opção mais recomendada por esteticistas e dermatologistas por ser a menos invasiva. Um feixe de luz altamente concentrado é absorvido pelo pigmento localizado na raiz do pêlo em uma fração de segundos. Além de depilar, a técnica diminui a quantidade de pêlos, pois age exatamente na sua origem. “O laser atinge os fios na sua fase ativa de crescimento, conhecida como anágena. Em média, são necessárias cinco sessões para obter resultado”, esclarece a dermatologista Carla Albuquerque, que indica a técnica para todas as regiões do corpo: buço, axila, virilha, pernas e bumbum. Desvantagens: custo elevado, risco de queimaduras e formação de manchas. “Até o momento não há relatos na literatura médica comprovando complicações graves de longo prazo. A única possível conseqüência tratável e não severa, é o de manchar a pele. Infecções podem ocorrer apenas se o paciente manipular o local tratado com as unhas ou mãos não lavadas, ou ainda, não realizar anti-sepsia prévia ao procedimento”, explica a dermatologista Daniela Hueb. O número de aplicações varia de acordo com a quantidade de pêlos de cada uma e, em alguns casos, é necessária uma manutenção anual devido á ação hormonal do organismo.


Cera quente


A técnica continua em alta, pois o uso contínuo pode diminuir a quantidade de pêlos que só voltam a crescer apos 20 ou 30 dias. As primeiras aplicações são mais duradouras do que as realizadas com lâmina e cremes depilatórios. No entanto, os fios devem estar longos para o procedimento, que é doloroso e pode causar queimaduras e foliculites (pequenas “bolhas de pus” centradas por pêlo com discreta vermelhidão ao redor). “O método é mais indicado para quem tem pêlos grossos, pois dilata os poros e facilita a retirada”, orienta a esteticista Nílza Bittencourt. Muitos acreditam que o uso contínuo da cera quente pode causar flacidez, o que não é verdade. “O colágeno e a elastina (fibras de sustentação da pele) se localizam na derme, abaixo da epiderme (a pele que vemos). A cera não atinge essa camada. Portanto, o procedimento não tem o poder de destruir as fibras. Na medicina, essa afirmação é considerada um mito”, diz Carla Albuquerque.


Cera fria


Tão eficaz quanto a quente é a cera fria. Porém, a retirada dos pêlos, que devem estar longos, é mais dolorosa porque não altera a temperatura da pele abrindo os poros. Pode causar foliculite.








Creme ou roll on



O método roll-on é higiênico, tem a mesma duração das ceras (20 a 30 dias) e pode provocar foliculite. Os cremes depilatórios são práticos e rápidos, mas podem causar alergias. O resultado é curto prevalece de um a três dias. Segundo Albuquerque, não funcionam muito bem em áreas com pêlos muito grossos.




Depilação a fio


A depilação a fio ou depilação de linha, talvez seja a menos conhecida. A técnica consiste em separar um pedaço de linha com comprimento entre 80cm e 1m e usando o indicador e o polegar das duas mãos, a profissional cruza a linha sobre os pêlos, formando um “X”, movimentando-a rasteiramente sobre a pele. Assim, os pêlos se enroscam na linha e acabam sendo retirados pela raiz. “A principal vantagem é a de arrancar os pêlos sem comprometer a estrutura da pele. Mas dói e o preço é elevado por ser um método mais demorado. A depilação é eficaz, mas exige a habilidade de um profissional”, diz a Dra. Daniela Hueb.
Os pêlos engrossam?
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, depilar o corpo e o rosto com aparelhos elétricos ou lâminas de barbear não faz engrossar os pêlos. “Na realidade, quando voltam a crescer ficam com uma aparência de “espetado”, dando a impressão de que engrossou”, diz Albuquerque. As lâminas, como a maior parte dos métodos, pode causar irritações, foliculites e cortes na pele. O efeito também é de curta duração, pois os pêlos voltam a aparecer dentro de três dias. O depilador elétrico remove pela raiz, mas é doloroso e não indicado para as áreas delicadas e com pêlos finos.

Mais algumas particularidades sobre a Depilação Íntima


Sempre que pensamos em depilação a primeira imagem que nos vem à mente é a dor causada pela cera quente, quando o assunto é depilação íntima então, chega a dar dor no estômago!
A depilação além da questão estética está relacionada à higiene e bem estar das mulheres, porém a depilação íntima dói e muito, mas segundo alguns especialistas é uma dor suportável e momentânea e todo sacrifício é recompensado quando se vê o resultado, uma pele lisinha, sem pêlos encravados, que traz a liberdade de usar biquíni, fio dental sem preocupações e constrangimentos, além de apimentar o relacionamento de muitos casais.

 Dicas:
 • A pele deve estar sem lesões para você não se ferir,
• Faça uma esfoliação (bem leve para não irritar a região) 3 dias antes e 3 dias depois para os pelos não encravarem,
• Não reutilize as ceras, pois podem conter bactérias.
• O ideal ainda, segundo Ana Paula, é a velha e boa cera quente, pois o calor provoca a dilatação dos poros facilitando a saída do pelo,
• Cremes depilatórios: Podem ser utilizados desde que não haja especificação na embalagem de que não possam ser utilizados na região íntima ou em mucosas.
• Já a depilação com lâminas não é aconselhável pelo fato de provocarem coceiras ou alergias, pois o pelo cresce mais grosso irritando o local.

A região pode ficar manchada?
Evite o aparecimento de manchas ficando sem tomar sol imediatamente após a depilação e use protetor solar, sempre.

A região pode ficar flácida?
O calor da cera e o ato de puxar típico da depilação não tornam a região flácida. Se ela estiver flácida pode ser devido à falta de colágeno e elastina, explica a esteticista.
E então, tomou coragem? Antes de fazer, procure uma depiladora com prática nesse tipo de depilação e certifique-se de que ela toma os cuidados apresentados acima, afinal, é de sua saúde que estamos falando.

Fontes: Técnicas de Depilação, Depilação Íntima, Depilação Íntima 2

E aí? Boas dicas né? Maaaas como o assunto é dolorido hehehe vamos rir um pouco com ele? Selecionei um artigo ótimo do meu Blog Favorito Ever o "Salada Mista" da Elise Machado. No artigo ela relata uma ida super divertida à depiladora :D Leiam AQUI, super engraçado, vale muuito o clique!

---x---

Falando de mim, hoje tenho um aniver pra ir, da minha prima Clara, vai ser no Restaurante Tábua de Carne, que é um restaurante de comida regional aqui em Natal/RN, mas também tem outros pratos! Assim que chegar vou perguntar "Tem Salada???" hahahaha Medooo! Mas vou ficar firme hehe! Porque já não fiz AF hoje, faltei o spinning pq o dia ia ser bem puxado e estressante e eu precisava dormir. Tô com peso da consciência já! Meu problema maior é esse, não ligo de comer de vez em quando algo mais calórico, mas quando falto o Spinning já penso que vou inflar instantaneamente. kkkkkk aloca. Amanhã trago o resuminho básico dessa  saidinha de hoje!

Bjs

14 comentários:

  1. Eu faço depilação a laser. Dói que é uma beleza, mas vale a pena pq é definitivo né? Eu queria fazer depilação com linha na sobrancelha, mas acho que deve doer muito! rs
    Bom, sobre seu comentário no meu blog, eu tb acho que o anticoncepcional tb não engorda, mas faz inchar. Minha ginecologista falou que ela não engorda, mas pode dificultar o emagrecimento! Acredito que eu esteja inchada por natureza mesmo. rs Ainda mais que meu intestino não está funcionando muito bem! :(
    O anticoncepcional não me engordou tudo o que preciso eliminar, tb ganhei todo esse peso por 'sem vergonhisse'. rsrsrs
    Obrigada pelo comentário!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Talita!

    Eu sou de família italiana e portuguesa, freguesa da depilação desde a adolescência! Já fui até sócia do Pello Menos no Rio...pagava mensal!

    Sou adepta da cera quente tb, mas gostaria muito de usar o LA$ER !!! MA$$$$$ AGORA NÃO DÁ !

    Sobre a festinha que vc vai, fique tranquila, todo lugar agora tem salada ou pratos mais lights. Escolha com paciência e atenção, coma devagar, descanse os talheres, mastigue, converse e o mais importante, lembre que o mais importante não é a comida, mas as companhias, a conversa, etc.

    Vc será vitoriosa!!!

    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Oie Talitinha!!!
    Nossa eu quero fazer depilaçao a lazer,pq eu depilo com cera e fico depois com os pelinhos encravados,aff,ninguem merece rsrsrrs
    Fica tranquila toma um suco natural,pede coisinhas leve e curte bastante o niver!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Esse negócio de depilação é uma coisa chata, o bom é fazer a laser, e não se preocupar mais rs

    Quanto ao niver pense que vc é uma lady e vai tirar de letra rs

    Bjos e um ótimo niver pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas!!! O melhor milagre pelo visto é o laser rs volu fazer um cofrinho p isso !!! bjimmm

    ResponderExcluir
  6. odeeeio depilação, mas é um mal necessário.

    ai amiga também como algo mais calorico se precisar mais se não vou caminhar tenho a impressão que vou engordar tudo de novo em um dia.
    pega leve no niver que tudo fica bem.
    bjks

    ResponderExcluir
  7. Oi, Talita!!!

    também sou freguesa da depilação com cera quente...Sempre me depilo na pelo menos...já ganhei vários brindes de lá...

    Arrasou no post, masi uma vez...

    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  8. Oi, amiga!
    Tbm faço depilação com cera uente todo mês, mas no dia que estou marcada sofro desde que acordo, só pensando na dor...rsrs

    Um dia terei $$$ para fazer a lazer...rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi linda... cera quente é a unanimidade né? Também gosto, mas só faço íntima e buço, sobrancelha é na pinça mesmo e o restante no depilador elétrico (até axila, nem dói). Bom, tirando a área íntima sempre dormi na depilação (a depiladora sempre ficou horrorizada!!! risos)
    Boa sorte no seu jantar e pensa que vc vale o esforço que vai fazer esta noite!
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Oi Talita,
    Eu tenho muita vontade de fazer a laser, imagina não ter que se preocupar por um bom tempo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Q saudadesssssss de estar no cantinho verde mais querido da blogesfera rss
    to de volta

    bju bju

    Luciana

    ResponderExcluir
  12. Estou com um problema sério com a depilação com cera quente. Os pelinhos agora vivem encravando, acabei foi desistindo, o pior é que tenho mtos pelos, aff, fazer o que né. Bjinho Talita, valeu as dicas.

    ResponderExcluir
  13. Minha linda, adoro suas receitinhas práticas, por essas e outras tem outro selinho p ti no Blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. oii amiiiga, e ai como vai?
    ai eu já tentei de tudo na hr de depilar, nossa já tentei com cera fria, não gostei pq dói e demora muito da muito trabalho etc, com o creme tmb achei muito trabalhoso ter que espalhar por toda a região da perna por exemplo nossa demora um monte. eu não tenho muita paciencia rsrs se pudesse gastar com certeza iria a uma profissional para fazer isso pq não gosto muito rsrs, aa já tentei tmb com aquelas maquininhas, foi a mais pratica, apesar de durar pouco tempo!!

    bjoss bom domingoo

    ResponderExcluir