Como ontem falei sobre hábitos que devemos adquirir pra melhorar nossas atividades físicas, hoje resolvi trazer algumas dicas pra nos auxiliar com a parte alimentar.
5 hábitos que atrapalham a nossa dieta:
1) Comer rápido
Velho hábito: "Quem come rápido não mastiga corretamente e aumenta o trabalho do estômago para digerir os alimentos, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças como gastrite e úlcera", O costume também prejudica a obtenção da sensação de saciedade, já que ela demora um pouco para aparecer depois que se inicia a refeição. Se a pessoa come muito rápido, nem dá tempo para o cérebro entender que o corpo está sendo alimentado.
Novo hábito: O primeiro passo para mudar a postura em relação à velocidade com que se come é estar atenta à quantidade de comida e à forma como a refeição é realizada. As dicas para melhorar essa atitude são: levar pequenas porções de alimentos à boca, comer em lugares tranquilos, descansar os talheres entre uma garfada e outra, evitar se alimentar na frente da TV ou do computador, em pé ou realizando outra atividade, e saborear cada bocada.
Velho hábito: Ingerir carne em excesso sobrecarrega os rins, pois esse é o órgão que elimina as substâncias derivadas do alimento que não servem para o organismo. Por ser fonte de proteína animal, a carne não deve ser consumida de forma exagerada devido à quantidade de gordura saturada e colesterol que contém.
Novo hábito: Por possuir mais gordura saturada que a carne branca, a vermelha seja consumida apenas duas vezes por semana. É recomendado aumentar a ingestão de vegetais. Para deixá-los mais saborosos, as sugestões são cozinhá-los em versões diferentes, como grelhada e assada, e temperá-los com molhos light ou à base de ervas.
3) Comer sob estresse
Velho hábito: A pessoa que ingere alimentos sob essas condições acaba comendo mais rápido e em mais quantidade. Isso porque é comum descontar os sentimentos de ansiedade e tensão nos alimentos.
Novo hábito: O ideal é se conscientizar que, no horário de refeição, é preciso se esforçar para que os problemas fiquem em segundo plano. Ficar sem se alimentar nesses momentos também não é uma boa alternativa. A saída é nunca pular as refeições, porque isso pode aumentar o apetite e facilitar o ataque a guloseimas e alimentos calóricos. É importante também controlar o consumo de substâncias estimulantes, como bebida alcoólica, café e chá preto, que aumentam a sensação de irritabilidade.
Novo hábito: O ideal é se conscientizar que, no horário de refeição, é preciso se esforçar para que os problemas fiquem em segundo plano. Ficar sem se alimentar nesses momentos também não é uma boa alternativa. A saída é nunca pular as refeições, porque isso pode aumentar o apetite e facilitar o ataque a guloseimas e alimentos calóricos. É importante também controlar o consumo de substâncias estimulantes, como bebida alcoólica, café e chá preto, que aumentam a sensação de irritabilidade.
4)Comer com a atenção desviada
Velho hábito: se alimentar enquanto responde e-mail, vê TV ou trabalha faz com que a pessoa preste menos atenção no que está ingerindo e acabe consumindo uma maior quantidade de comida. A pessoa também pode sofrer a sobrecarga emocional dos assuntos que estão passando na televisão.
Novo hábito: O horário de alimentação deve ser respeitado apenas para tal. Tente realizar as refeições em horários pré-determinados sempre na cozinha ou em um local calmo.
Novo hábito: O horário de alimentação deve ser respeitado apenas para tal. Tente realizar as refeições em horários pré-determinados sempre na cozinha ou em um local calmo.
5)Comer sempre a mesma coisa
Velho hábito: pratos que não são coloridos podem ter falta de nutrientes. Em função disso, por mais que adore alguns alimentos específicos e pense que poderia viver apenas à base deles, é importante diversificar sempre o cardápio.
Novo hábito: Uma solução para mudar esse habito é alternar os tipos de preparações, realizar novas receitas, incluir temperos variados e inovar sempre o menu incluindo diferentes tipos de alimentos.
Novo hábito: Uma solução para mudar esse habito é alternar os tipos de preparações, realizar novas receitas, incluir temperos variados e inovar sempre o menu incluindo diferentes tipos de alimentos.
:)
adoreiii as dicas, nossa eu sempre como horrores quando estou nervosa afs, depois fica com peso na conciencia, aii nõa deu tempo de comentar no post dos videos, eu adorei, quando voltar pra minha rotina normal quero pegar todos para fazer meu step, as musicas que eu tenho aqui já est~~ao enjoando hehe.
ResponderExcluirbjoss até maiss
Uêpa!! Que legal sou a primeira a comentar. Talita seu blog fica cada dia melhor. Amei o post, mto educativo. Mil bjinhos.
ResponderExcluirE num é que não fui a primeira, kkkkkkkkkkkkkkk.
ResponderExcluirOii Talindaa,Aff isso tudo ai foi pra mim?? hahaha menina eu preciso tanto mastigar mais vezes,e devagar nossa é dificil tirar esses abitos horriveis,mas devagar eu vo chegar la!
ResponderExcluirAdorei as dicas amore!!!
Ah e aquele bolo de sushi la hein??
Hehehe parabens pelo niver do blog,ah e quero ver as fotos ja que o professor disse ,mostra pra nos também hein...bjkas amore vamos que vamos.
Adorei as dicas, agente ate sabe de algumas delas, mas esquecemos e muitas fezes acabamos fazendo errado, mesmo sabendo que não pode ser assim. A RA é uma mudança total, não so alimentar ,mas de atitude tb.
ResponderExcluirBjssss e otima quarta
adoro seu blog.
Comer sob estress é o meu maior problema...
ResponderExcluirEu sempre como em frente a tv ou computador, mas isso não me atrapalhar... nunca repito o prato ou como mais do que servi, já que o resto ficou na cozinha hehe
Beijo!
Gostei das dicas. Faço várias coisas ditas aí em cima como comer rápido e comer muita carne vermelha! Tenho que mudar!!
ResponderExcluirBeijos
Oiie nossa vc como sempre com dicas maravilhosas né?
ResponderExcluirNossa eu cometo alguns erro por exemplo na mastigar aiaiaiaiiaiai nossa num tenho muita paciência mais vou procurar ter shuashuahsuahsuahsuahushuashu.
Bjos
Adorei as dicas, preciso escrevê-las na testa!!!
ResponderExcluirBeijocas!
amiga, comer rápido é o mais dificil né..eu sempre como rapido, tento comer devagar...mais eh complicado
ResponderExcluirbjokinhassss =)
Talita,
ResponderExcluirà medida que eu fizer vou colocando a receitinha, tá?
O homus tá mesmo divino...hoje vai virar babaganuj, já fervi a berinjela!
E não era chuva não, era chuvinha...
Beijos!
já mudei muitos destes hábitos, mas não consigo comer devagar rs
ResponderExcluirBjos e uma ótima tarde1
É verdade! Eu que tenho que tomar vergonha na cara e começar a me exercitar! rs
ResponderExcluirObrigada pelo comentário!
Beijos
Oi Talita.... tudo bom?? Vim conhecer seu blog e achei lindinho... bem colorido!! Venha me conhecer: www.decidietriunfei.blogspot.com
ResponderExcluirbjs
Oie ta!!!
ResponderExcluirNossa eu tinha o habito de comer sobre estresse e comer rapido,estou tentando mudar aos pouquinhos rsrrsrs
Excelente post!!
Beijossss!!!
Tenho mania de comer fazendo alguma coisa, Pessssssssssimo!
ResponderExcluirEstou tentando me controlar.
Ale
Adorei as dicas...muito bom!!!
ResponderExcluirRealmente temos hábitos ruim, mas precisamos mudar isso.
Eu por exemplo sempre acabo fazendo varias coisas ao mesmo tempo que estou fazendo as refeições. A nossa vida é muito corrida.
Vou tentar mudar estes hábitos.
Um gde beijo, e obrigada pela força, tem dias que a tristeza bate e toma conta.
Hunnn...que blog mais gostoso!!! estou precisando de uma dieta..engordei 10 kg q não querem me largar.... adorei as dicas!!!
ResponderExcluirestou te seguindoo..
bjokas
http://papinhodeloira.blogspot.com/
adorei o post amigas, estou tentando me livrar de quase todos os habitos citados.
ResponderExcluirvaleu pela dica da AF vou aumentar meu percurso.
Ainda bem que gripe não pega pela net, senão vc iria ficar igual a foto do meu blog...rsrsrsrs
ResponderExcluirTô melhorando...rsrsrs
Tenho mtos péssimos hábitos. Com certeza, é ter o olho mto grande...rs
Bjs!
Menina, adorei esse teu post...e descobri que faço tudo errado mesmo
ResponderExcluirAqui em casa não gostamos muito de frango (hormônio né), então comemos carne quase todos os dias, só reveso com um omelete ou ovos mexidos mesmo...mas nem frango, nem peixe...que horror né...
Comemos rápido, na frente da tv...
Só o que eu tenho tentado sempre é variar muitooo o cardápio, todo dia procuro comer coisas diferentes..
Aix...vou pensar melhor em tudo isso
ADOREI
Beijos
Oi, Talita, querida...é questão de tempo...um dia a calça cai! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirEu moro numa cidade do litoral do Rio chamada São Pedro da Aldeia. Minha casa é bem de frente pra lagoa de Araruama, que banha as cidades de Araruama, Iguaba Grande, Saquarema, São Pedro D'Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.
Muito embora seu nome seja Lagoa de Araruama, trata-se na verdade de uma laguna, pois suas águas comunicam-se com o mar (na Praia do Forte) através do Canal do Itajuru na Cidade de Cabo Frio. (Wikipedia, tá?)
Eu trabalho com projetos culturais e sou colaboradora da empresa http://rizomagestaocultural.blogspot.com/ que é de propriedade de uma grande amiga minha, com quem já trabalho há quase 10 anos!
Beijos!
Carol Prestes
http://anonovocarolnova.blogspot.com/
Talita e seus posts super informativos, ótimas dicas mesmo preciso melhorar em alguns pontos, bora correr atrás!!!
ResponderExcluirBjus
Oii lindona ... eu tento, mas vire e mexe me pego comendo na frente do pc ou da tv .. é tão dificil né?! mas estou me forçando a parar com isso tb!
ResponderExcluirAdorei !!
bjaooo
Nossa, eu como suuuuper devargar, quase parando! hahahah Mas eu estou com mania de comer assistindo séries, isso não é bom né? =/ mas as outras coisas eu tbm não faço, então estou perdoada! =) beijos
ResponderExcluirhttp://oguiadascuriosas.blogspot.com/
Ei Flor tem selinho pra você no blog.
ResponderExcluirBjim , Aline!
Passando pra lembrar q amanhã é a penúltima pesagem para o Desafio Primeiro de Abril, te espero lá.
ResponderExcluirBjsss