A noite, com mais tempo, farei as visitinhas habituais, pois ainda estou no trabalho.
--x--
Hoje navegando pelos jornais que leio diariamente uma matéria chamou minha atenção, sobre a Ortorexia. E resolvi pesquisar sobre o assunto.
Leia aqui a notícia no site do G1
Ortorexia
Quando a maioria das pessoas pensa em transtornos alimentares, vem logo a mente a anorexia ou bulimia. Mas os especialistas descobriram agora que as pessoas estão sofrendo com outro tipo de transtorno alimentar e atribuíram-lhe um novo termo: ortorexia.
O que é a Ortorexia?
A ortorexia é um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta.
Permitem-se apenas alimentos saudáveis e analisam o conteúdo nutricional de cada elemento que ingerem. Calorias, vitaminas e nutrientes tornam-se o ponto focal da comida e qualquer coisa que contenha o mínimo vestígio do que está na lista do “não é permitido” não é consumido.
Embora todos possamos beneficiar ao adotar esta atitude de forma mais habitual, algumas pessoas levam a obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo, e não se permitem, em circunstância alguma, um desvio do seu programa de tipos de alimentos autorizados.
Sinais de Ortorexia:
● Só se permite alimentos saudáveis?
● Consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa?
● Observa e comenta a maneira como outras pessoas preparam a comida?
● Se pega pensando em conteúdo nutricional no decorrer do dia?
● Preocupa-se ao comer qualquer coisa que possa não ser “boa” para si?
● Perdeu muito peso recentemente sem seguir conscientemente uma dieta
Efeitos da Ortorexia
Os ortoréxicos podem ficar seriamente afetados e a comunicação em casa pode sofrer com isso. A pessoa pode começar a isolar-se dos seus semelhantes e tornar-se distante à medida que se vai fixando cada vez mais nas suas regras dietéticas.
Para alguns, a capacidade de desempenhar trabalhos ou de estudar pode começar a declinar, à medida que a sua mente se ocupa cada vez mais com a sua dieta e com os alimentos que são permitidos, como articulá-los no seu dia-a-dia, quantas vezes se devem mastigar e por aí fora. Há tantos fatores que envolvem estes transtornos alimentares que os pensamentos podem ficar totalmente ocupados por eles, deixando pouco espaço para outros rumos de ideias e a concentração e a motivação acabam por ficar na retaguarda.
Obter ajuda e Tratamento
Como muitos transtornos alimentares, a ajuda de um profissional é normalmente requerida, assim como os tópicos envolvendo o desenvolvimento da desordem precisarão tanto de tratamento como o bem-estar nutricional da pessoa.
O seu médico poderá indicar-lhe onde encontrar ajuda especializada; outra alternativa será ligar para uma das muitas linhas de ajuda e falar com alguém altamente treinado e familiarizado com todos os diferentes assuntos referentes a transtornos alimentares.
Embora a doença não seja tão conhecida como outros tipos de transtorno alimentar, pode ter o potencial de ser igualmente séria para a saúde e está envolta de problemas semelhantes de controle de comportamento em relação aos outros transtornos alimentares, e a pessoa irá precisar indubitavelmente de alguma intervenção profissional para ultrapassar o problema.
Interessante, né gente? Eu gostei bastante, valendo salientar que os nossos novos hábitos, inclusive de checar as informações nutricionais não necessariamente indicam ortorexia, é aquele ditado do vovô "Tudo que é demais é muito". Então o cuidado necessário é saber o que está fazendo, lembrar que em reeducação alimentar os alimentos "não saudáveis" não estão abolidos, devem ser evitados cotidinianamente, mas não precisam ser exterminados da face da terra! heheheh Lembrar também que seria ótimo que todos adotassem os nosso hábitos lindos e saudáveis, mas que cada um é dono de sua vida e de suas escolhas e é chato ficar "apontando o coleguinha" hahahahha.
Quero nenhuma amigué ortoréxica por aqui não, hein? hahahaha
Bjs
que bom que está mais feliz amiga. tenta não deixar o resultado da balança enfluenciar o seu humor.
ResponderExcluiramei a matéria esse eu não conhecia.
Oi Tá..achei ótimaaa a matéria, e realmente tudoooo o q é demais é um saco. Estou longe disso, até pq me permito tomar um choppinho com o maridão e amigos no fds. Grande bjim
ResponderExcluirTalita,
ResponderExcluirArrasou no post...Não sabia desse transtorno...Sou meio neurótica com a minha alimentação, mas não chego a tanto...
Bjsssssssssss
Oie Tatá...
ResponderExcluirAi menina, esse negócio de nos preocuparmos o tempo todo com o que estamos colocando para dentro do nosso corpinho é bem complicado. Eu penso sim o dia inteirinho em dieta e no que como, mas acho que não chego a isso aí não.
E força nessa semana, vc é linda e me orgulho de vc a cada dia que passa!!! Boa sorte no médico...
Bjinhos light´s!
Oi, Talita! Gostei da matéria, tb nunca tinha ouvido falar. Bacana a gente ficar atenta, é?
ResponderExcluirBeijocas e força na peruca!!!
|Oi Talita,
ResponderExcluirRealmente tudo que é demais não é legal.
Obrigada pela visitinha.
Esse é um esforço que tenho tentado fazer, variar a alimentação, assim tudo fica colorido. Pena que nem sempre eu consigo fazer assim.
beijo e boa semana
PS.: O frozen precisa colocar um pouquinho no freezer para ficar bom!
Nossa, nunca ouvi falar desse transtorno. Interessante...
ResponderExcluirRealmente estou muito longe disso...rsrs... deixar minha cervejinha e o açúcar do café... é muito pra mim... huahuahua
Beijos
Oii Talindaa!
ResponderExcluirAcho que eu tava ficando muito noiada com essa coisa de emagreçer e me coloquei muito limites hahaha se lembra da feijoada que eu não fui,e o namorido queria ir?hahahaha quando começo a pensar nw posso comer isso,nw posso comer aquilo,hahaha me vem na cabeça as coisas que vcs me disseram aqle dia nos coment,que eu estou fazendo R.A e nw preciso deixar de comer as coisas e sim comer pouco,todos os dias eu penso nisso e estou deixando de ser aqla chata hahahaha...
Uiaaa parabéns por não ter ganhado peso.
Vamos animar hein quero ver aquela morena magrela em breve hein!!
Bjkas querida fica com DEUS tenha uma otima semana!
Oi linda, muitop boa a materia, beijos e vamos que vamos
ResponderExcluirOie Linda!!!
ResponderExcluirSaudades de vcs!!!
Materia show de bola!!
Beijoss
Olá... hoje estava navegando e encontrei o seu blog... lindo, colorido, pra cima... adorei!!! Já estou te seguindo!! Já tinha lido sobre a ortorexia há algum tempo na revista Boa Forma (se não me falha a memória), mas não sofro disso... um pouquinho acho que não faria mal a ninguém, né? risos...
ResponderExcluirBeijos e quando tiver um tempinho, passa no meu blog pra conhecer...
Mari
www.comofiqueimagra.blogspot.com
Ah! Adorei o nome do blog... chorei de rir!!!
Oi, miga. Oh, passa lá no meu cantinho que tem 2 selinhos pra vc, ok.
ResponderExcluirBeijos
Nossa, eu não conhecia esse termo! eu não conheço ninguém que tenha, pelo menos não q eu tenha reparado. e eu com certeza nao tenho. adoro seus posts, sempre tem conteúdo e coisas diferentes! beijos
ResponderExcluirhttp://oguiadascuriosas.blogspot.com/
Nunca tinha ouvido falar... mais realmente tudo q e demais "estraga" ne....
ResponderExcluirbjs
Bom dia amiga!
ResponderExcluirAmei a matéria, tem toda razão não se pode ficar neurotica senão pira rsrs
Bjos e uma linda terça pra vc!
Ola linda. Uma das dicas daquela dieta matinal é que não precisa comer as 4 bananas, coma quantas vc conseguir. Ah eles falam que só a banana maçã que da prisão de ventre. Tb sofro com esse probleminha. Depois volto pra ler e comentar seu post tá. Bjinho.
ResponderExcluirahhhhhhh que magrinha...fico feliz...ainda não li a matéria pq é grande, mais tarde vou ler sim
ResponderExcluirbjokaaa =)