segunda-feira, 4 de abril de 2011

Saúde - Gastrite

Meninas, tudo bom? Espero que sim! :D Meu dia foi ótimo, a balança é minha BFF então tá tudo na paz hahaahaha

Estou só o milho da pipoca super cansada, como já falei, época de fechamento de faturamento hospitalar mexe com a vida da pessoa hehehe.

Hoje, sentindo umas pontadinhas no estômago, época de retornar pra fazer mina endoscopia rotineira, resolvi compartilhar com vcs, no tópico saúde, esse probleminha:  a gastrite!

Quem tem levanta a mão o/!

Então,

A gastrite caracteriza-se por uma inflamação da mucosa gástrica (estômago) e difere da úlcera por ser uma inflamação global e superficial da mucosa, e não localizada como no caso da úlcera. Na gastrite, a destruição da mucosa não vai além da sua camada muscular e as lesões normalmente cicatrizam completamente. 
A gastrite aguda é repentina e por vezes, violenta no início. As crises muito freqüentemente seguem a ingestão de alimentos específicos, aos quais o indivíduo é sensível, ou o ato de comer rapidamente, ou comer quando se está fatigado ou emocionalmente descontrolado. Ela pode resultar também do uso exagerado do álcool, fumo e alimentos muito condimentados; da ingestão de um agente infeccioso como o Helicobacter pylori ou substância corrosiva, entre outros. 

Os sintomas mais comuns são sensação de queimação na região do estômago, acompanhada ou não de náuseas; dor aguda; dispepsia (sensação de peso no estômago após as refeições); a halitose (mau hálito) está presente em alguns casos, assim como a hematemese (vômitos sanguinolentos) ou fezes escuras.
Gastrite tem cura?
Sim, a maioria das gastrites tem cura devendo ser tratada a tempo e sempre acompanhada por um Gastroenterologista. A seguir, sugerimos uma orientação nutricional mostrando quais alimentos devem ser evitados e os que são permitidos durante as crises. Mas lembre-se: esta orientação não substitui a necessidade de acompanhamento médico.

Alimentos que devem ser evitados

-alimentos gordurosos e frituras em geral
-frutas ácidas (laranja, limão, abacaxi, morango, acerola, kiwi)
-temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, -katchup, mostarda), picles
-coco, nozes, amêndoas, castanha de caju e do pará, amendoim, e afins
-embutidos em geral (lingüiça, salsicha, salames, etc)
-alimentos enlatados e em conserva
-feijão e outras leguminosas
-café, chocolate, chá preto e mate
-bebidas alcóolicas e gasosas


Alimentos permitidos
 
-leite, queijo fresco branco, ricota
-carnes magras
-ovos cozidos, poches (não fritos)
-verduras e legumes cozidos
-frutas (exceto as mencionadas no item anterior)
-pães brancos, bolachas maria, maizena e água e sal
-arroz, macarrão
-batata, mandioca e mandioquinha cozidos

 Doze dicas de prevenção

1. Nunca fique sem se alimentar por mais de 4 horas. Obedeça aos horários certos para o desjejum, almoço, lanche e jantar.
2. Procure alimentar-se devagar, em ambiente tranqüilo, mastigando bem os alimentos.
3. Procure não dormir de "estômago pesado" e evite ingerir alimentos no meio da noite.
4. Dietas ricas em fibras, como frutas, hortaliças e cereais integrais previnem o câncer gástrico, ajudam na normalização do funcionamento do intestino e são benéficas mesmo no tratamento de úlceras e gastrites.
5. O fumo dificulta a cicatrização da úlcera. Deixar de fumar é o ideal, mas reduzir o número de cigarros diários ajuda.
6. Evite tomar aspirinas, anti-gripais e comprimidos para dor em geral, pois podem provocar irritação da mucosa do estômago.
7. Evite refeições pesadas e gordurosas como feijoada, dobradinha, churrasco, etc.
8. Evite frituras em geral, como ovos e batatas fritas, pastéis, bife à milanesa, salgadinhos em geral, etc.
9. Alimentos muito condimentados como picles, alguns legumes como pimentão e beringela, são de difícil digestão. Se você perceber que seu estômago não "aceita" esses alimentos, evite-os.
10. Os refrigerantes são bebidas ácidas e gasosas que, além de irritarem o estômago causam desconforto devido à expansão dos gases. Prefira tomar água sem gás e dê preferência a sucos naturais.
11. Bebidas alcoólicas, quando tomadas de estômago vazio, são irritantes da mucosa do estômago e causam desconforto desnecessário. Não beba em excesso ou de estômago vazio.
12. Existem estudos mostrando que o alho tem um papel importante na prevenção do câncer gástrico. Abuse desse alimento no preparado de suas refeições.


Para mais informações acesse: AQUI, AQUI, AQUI E AQUI.

É importante lembrar que essas informações não subsitituem uma avaliação com o Gastroenterologista hein? Mas isso vocês sabem! :D
---x---

Gente, vocês viram ontem a estréia do quadro Medida Certa no Fantástico? Eu simplesmente adorei! Foi engraçada a cara do Zeca Camargo quando descobriu que as taxas estavam tooooodas alteradas. 
É um desafio e tanto! Super legal, um reality super válido! E a gente pode até dar aula pra eles hahahhha. Quem perdeu confere aqui embaixo ó!




---x---


Gente, outra coisa, os natalenses acordaram hoje e tomaram um susto: a gasolina subiu para R$2,99! Absurdo! Principalmente sabendo que recebemos o combustível super barato  (um dos pólos mais baratos do Brasil) e em contrapartida temos um dos preços mais caros! A gente não vai fazer nada? Quem quiser ficar por dentro do que acontece e do que vai ser feito (ou pelo menos oq vão tentar fazer) acompanhe @GasolinaRN pelo Twitter! 


---x---


Os cardápios do Desafio de Outono AQUI 

---x---


Bjs

16 comentários:

  1. Ai que bom que vc postou o video do Fantástico aqui, pois eu não vi. rsrsrs
    Eu passei a ter a danada da gastrite depois de um remedio ter causado uma ferida no meu esofago. A esofagite foi curada, mas deixou uma gastrite de lembrança que de vez em quando dá as caras pra me atormentar, rsrsr
    Tenha uma ótima 3ª feira.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha querida!
    Obrigada pela força, viu? Ainda vou me encontrar profissionalmente sim, amém! rsrs
    Adorei a matéria...sempre dói meu estômago qdo como errado, é incrível! Graças a Deus faz tempo que não tenho isso =)

    Ótima noite, linda!

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Talita semrpe por dentro de tudo e com dicas ótimas! ADORO ESTE BLOG! Espero que seu exame dê diferente do Zeca...kkkkkkkkkkkkk

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Ai eu sinto essas dores no estomago mais eu nem me atrevo ir no medico rs porque vai sari um absurdo de caro a consulta aff,e eu num tenho plano de saude como vcs dizem ai no brasil vão me arrancar os 2 zoioz da cara.kkkkkkkkk vivo com remedio pra estomago e me ajuda muito nas horas que eu preciso.....
    Bjkas querida vamos que vamos!!!

    ResponderExcluir
  5. Talita, da "ITE", eu só tem a tendinite, que é uma barra tmbm.
    Mas falando do fantástico eu vi e adorei, não quero perder nenhum programa, vc viu q podemos participar???
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amiga

    Minha filha tem gastrite cronica, tem que seguir a dieta do médico certinha e ataca mais quando fica nervosa e ansiosa ai o bicho pega!

    bjos e um lindo dia!

    ResponderExcluir
  7. Oie Ta, otimo posto, gastrite realmente afeta mt gente, é horrivel,bjosss

    ResponderExcluir
  8. Sabe o que é legal, sabemos que não é só nós que lutamos contra a balança. Legal vc ter postado o video do fantastico. Eu não tinha visto inteiro.
    Obrigado pela força viu, é muito bom abrir o blog e ter palavras de conforto.
    Um gde beijo!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho gastrite , mas sei que não é fácil, dá um trabalho enorme seguir tudo á risca por isso foi muito bacana as dicas de prevenção !!!

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie Talitinha!!!
    Nossa eu ja fiz tanta endoscopia que ja perdi a conta, uma vez acordei no meio do negocio,que sensaçao horrivel, outra vez eu sai de dentro da sala meio sonolenta e fui direto na lanchonete do hospital e pedi um salgado,quase morri engasgada kkkkkkkk.
    Mais tem um ano e meio que nao faço esse exame,melhorei bastante graças a Deus!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Oi Talita!
    Eu não sei se o que eu tenho chega a ser uma gastrite mas meu estomago é bem sensível!
    Tb adorei a série do Fantástico! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie Tatá!!!!

    Ai Gastrite deve ser o ó, ainda bem que não tenho isso... Ai como eu gostaría de chamar a minha balança de minha BFF, rsss, mas ainda vou chamar...

    Tenho muito orgulho de você viu, você é mega linda e determinada!!! Parabéns e obrigada sempre florzinha!!!

    Bjinhos light´s

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga ,) as melhoras beijinho grande *

    ResponderExcluir
  14. Querida... gastrite é!! Coisa chata!! Isso eu nunca tive não, mas já tive hernia de hiato e tive que fazer cirurgia!!! Mas desejo melhhoras para vc... bjs

    ResponderExcluir
  15. O nome do seu blog me cativou, sabia? E acabei de aprender que gastrite faz bem pra reeducação alimentar! Rs... Ou seria o contrário??? (coçando o queixo e olhando de lado). Também adorei o novo quadro do Fantástico.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ta. Achei demais a série do Zeca e da Renata. Pretendo acompanhar. Tem tdo a ver conosco, né? mil beijos

    ResponderExcluir