terça-feira, 29 de março de 2011

Série Especial - METABOLISMO - Parte II - Overtraining

Pessoas, não é pra rir, mas o que eu vou contar pra vocês a maiiiiior piadaaa eveerrr! 

E estava eu preocupada por demaaaais sobre aquela história toda da lentidão na perda de peso (gente, que fique bem claro que isso passou, só estou falando por falar hahahaha) quando resolvi ligar pro salvador da pátria, Jesus Cristo na terra, a pobre alma mortal que me aguenta: o namô! (gente, ele é super lindo, atencioso e me apóia 15465654632%) 

Eu falo: -Owww Chris, eu amanheço com um peso "baixo" aí a noite engordei uns gramas aí no outro dia estou com o mesmo peso baixo e pronto, virou círculo vicioso!! Será que eu já estanquei??

Ele responde: -Owww, fique asism não, estou no trabalho mas depois a gente conversa sobre isso!  (Meigo)

Quando eu chego em casa ele me vem com a novidade: poderia cogitar a possibilidade de overtraining!


Mas hein??? Como assim? Por queeeee?? Já??? Isso é possível? Porque não tem a mínima condição! Eu, a sedentária-mor, decido fazer umas aulinhas de spinning, 5 vz por semana, durmo deeeemais no fim de semana e poderia estar com overtraining? Parece que sim. Simplesmente porque mesmo sendo pouco pra o resto da humanidade,  overtraining é relativo. Uma São Silvestre pra mim é Overtraining com forçaaaaa mas já pra Alice Timbilili é apenas uma corridinha besta qualquer hahahha. Exageros a parte, vamos descobrir o que é, né? 

O excesso de exercícios é o inimigo número 1 de quem quer ganhar massa muscular. Ele é chamado de overtraining e é um dos tópicos mais debatidos entre os fisiculturistas.

Overtraining é uma condição resultante de se fazer mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar. São fatores agravantes uma dieta incorreta e a falta de descanso. 



Sinais e sintomas para identificar o Overtraining

É preciso prestar muita atenção aos sinais que o corpo manifesta em relação ao Overtraining. Alguns sintomas como: cansaço, fraqueza, perda de apetite e de massa corporal podem ser confundidos como reações comuns quando se pratica atividade física. "Quem faz exercícios de forma correta não se sente cansado após o período de recuperação", afirma Carlos Cintra.
Veja de quais maneiras o Overtraining pode se manifestar:
  • Sinais no desempenho físico, como a incapacidade de completar as seqüências ou repetições do exercício, perda do estímulo competitivo e da determinação;
  • Redução no esforço muscular: a pessoa se sente mais fraca durante e depois do exercício;
  • Menor coordenação motora e maior chance de lesões;
  • Aumento ou redução na freqüência cardíaca de repouso ou pressão arterial em relação aos valores basais: durante uma atividade, uma pessoa normal em repouso, tem entre 70 e 90 batimentos por minuto. O aumento desse número pode indicar o Overtraining.
  • Aumento na captação de oxigênio na freqüência cardíaca e no lactato sanguíneo (substância gerada no organismo pela contração muscular) ao exercício submáximo padronizado: quando um exercício é realizado com mais de 85% da capacidade cardíaca, o organismo precisa de mais oxigênio do que normalmente utiliza (a respiração fica ofegante); a freqüência cardíaca tende a ficar mais alta e o lactado sanguíneo passa a ser produzido em grande quantidade, o que leva à fadiga;
  • Redução ou nenhuma alteração na massa corporal;
  • Hipersensibilidade muscular e maior risco de infecção: a pessoa se queixa de coisas simples, sente dor por qualquer coisa, fica depressiva, tem baixa imunidade e tende a ficar gripada com freqüência;
  • Estado de disposição alterado: a fadiga é grande e também ocorre a perda do apetite;
  • Possíveis mudanças no padrão do sono: como dificuldades para dormir, sono intermitente (dorme e acorda), pesadelos e insônia.

Gente, pra mim isso eh muito estranho ainda. Ainda fico meio duvidosa. Heheheh, mas eh sempre bom conhecer todas as possibilidades que podem estar afetando o nosso treino e RA e o metabolismo. Sendo assim, fiquem atentas hein??




 ---x---


Gente, outra coisa, queria compartilhar com vocês uma cena que vi hoje. Estava no ônibus indo trabalhar quando vi uma moça (de aprox. 25 anos como eu) subir, tentar passar pela catraca e simplesmente não conseguir, pq era obesa e ficou "apertado". Teve que pedir ao motorista para abrir a porta traseira pra ela ir por lá, pediu 3 vzs pq o cara não entendia. Ela subiu toda constrangida e sentou ( o ônibus tem cadeiras especiais para obesos mas a catraca é apertada, é a vida). Eu vim refletindo... eu sei que cada um é dono de sua vida e de suas escolhas, mas como pode alguém não usar isso como pontapé para uma mudança de vida? Eu não sei se ela refletiu também, espero que sim, pra que ela seja nossa colega de RA. Mas o fato é que, realmente, o mundo está cada diz mais "gordo", menos saudável e estamos apenas nos adaptando, aceitando entrar pela porta traseira. (Filosofia de busão é uma onda hahah) Eu entro pela frente? E vc? por onde quer entrar??

:D

Beijos

18 comentários:

  1. Quero entrar pela porta da frente!!!
    E sabe que também reparo nas pessoas? Depois que comecei a RA, passei a prestar atenção nas outras pessoas e tenho vontade de falar pra elas que essa vida de RA junto com o blog e com as amigas virtuais são um baita estímulo....
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi ... gostei do artigo que vc postou mtas vezes exercicio a mais faz mal mesmo... Tenho um desafio no meu blog se quiser participar está convidada * :D beijinho grande e bom resto de semaninha light *

    ResponderExcluir
  3. Oie flor, pois é amiga, pode ser esse negocio ai mesmo,rsrsrs, faz mt sentido,bjosss

    ResponderExcluir
  4. AH eu que diga, agora que estou me sentindo super bem fico de olho nas pessoas e gostaria que todas ficassem como eu srsrs

    bjos, seu post está ótimo!

    ResponderExcluir
  5. oi lindona,

    ai menina, quero entrar sempre pela frente ... eu não me aceito gorda, de jeito nenhum, mas admito q não é fácil emagrecer não .. porém, a vontade de vestir roupas menores é bem maior q a vontade em ir comer no Mc!!

    Eu nunca tinha ouvido fala dessa parada de "overtraining", valeu pelas dicas, é bom agente ficar atenta mesmo!

    ah!! pode pegar no meu pé mesmo hein, please, preciso aprender a andar na linha por mais de 2 semanas .. heheheheh


    ótimo dia!

    bjaooo

    ResponderExcluir
  6. Amiga... não sei se voce leu sobre a matéria la explica melhor, mas menina ele foi mt atencioso, tanto qndo foi ver meus batimentos, viu essa mancha, é tipo uns carocinhos, que vai rodando em volta ao pescoço, coça, e sempre me falaram que era suor, calor...
    Fala pra ela ir e fazer exames, ele me deu alguns p poder fazer.
    Obrigada pelo apoio viu!

    ResponderExcluir
  7. Hahhauah
    já me peguei na rua pensando assim: Não , não come esse sorvete não !!! vem pro mundo da blogosfera light !!!

    beijos linda !!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Amiga, pois é mas eu não recrimino mais. Sei que muitas vezes as pessoas não tem consciência de que precisa mudar e a midança só vale quando for algo interno né?
    beijo e boa quarta

    ResponderExcluir
  9. Tali, primeiro quero t dar uma bronca, não é pra ficar se pesando o tempo todo, é 1x por semana ou no maximo 2x por semana. Pede pro super namorado levar a balança embora e so trazer no fim de semana, assim vc não fica cheia de paranoia. Calma, assim vc não vai emagrescer por causa da anciedade, vc sabia que o emocional afeta nosso metabolismo, pois é seu emocional pode bloquear a perda de peso, a psicologa que eu fazia tratamento pra perder peso que me falou, então to te passando algo q foi dito por uma profissional. Fica tranquila, é super irregular pesar varias vezes ao dia, se vc se pesar apos ter feito xixi, vai dar um peso e se pesar apos beber 2 copos de agua, mesmo sem comer nada, ja vai dar outro peso, isso é muito inconstante.
    Calma tá e para de paranoia.
    Bjsssss
    Nossa!!! q bronca.

    ResponderExcluir
  10. Talitinha que post maravilhoso que vc postou aqui.No em julho de 2009 ate setembro de 2010 eu malhava direto praticamente morava dentro da academia rsrrsr,so que foi chegando um tempo que eu cansei nao conseguia mais malhar fazer a R.A direitinho, foi ao medico achando que era problema de tireoide, fiz os exames e nao deu nada, ele disse que eu estava com Overtraining que meu corpo nao estava aquentando mais , que ele estava pedindo ajuda, socorro, eu ALOKA aqui quase me matei kkkkkk,
    eu malhavc tipo assim, saia da sala do jump, entra na do spinng e depois logo em seguida fazia aula de squash e a noite voltava e fazia jump.
    Hj em dia malho no maximo 1h30 por dia e olha la,e depois pra vc se recuperar disso demora, hj em dia que estou melhor!!!
    Amei seu post, parabens!!!

    ResponderExcluir
  11. Que situação essa garota passou né, nossa!! Esse post sobre o metabolismo ta MARA. Vc tem toda razão em afirma que o mundo está se tornando "gordo". Nossa eu quero estar fora dessa estatistica. E menina deixa eu te dizer só mais uma coisa.... Vamos entrar pela frente, sempre viu. BJu!

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Gostei do artigo. E estou aqui toda compadecida da pessoa que vc citou, que não conseguiu passar na catraca, me coloquei no lugar dela, coitada imagino a vergonha, eu nunca passei por isso graças a Deus, mas juro que quando via uma catraca ficava apreensiva achando que ia empacar ali e não sair mais...aff que medo, tomara que ela tenha refletido e tomado uma decisão!
    bjos linda

    ResponderExcluir
  13. Oie, amiga!
    Eu kero entrar pela porta da frente e passar pela catraca tranquilamente =)

    Ótima tarde, linda!

    Bjks

    ResponderExcluir
  14. Olá, Tata, estou um pouco atolada com os afazeres, mas sumir daqui... de forma alguma!!!!

    Olha, em relação ao o que a menina passou, foi uma das coisas que me alertou para mudar de vida! A minha coordenadora chegou um dia chorando falando que ficou presa e passou a maior vergonha, nisso já fiquei com receio, no dia que eu passei e quase fiquei presa... Nossa, não pensei duas vezes...

    Não adianta julgarmos o que se passa pela cabeça das pessoas que estão acima do peso, pois sabemos que se nossa cabeça não mudar, não adianta.

    Agora, EU QUERO E ENTRO PELA PORTA DA FRENTE SEM MEDO!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. oi amiga eu entro pela frente e quero continuar entrando.
    eu reparo muito as pessoas na rua e fico pensando também quando vejo situações parecidas como a pessoa pode não tomar nenhuma atitude para mudar.

    ah!! valeu pela dica de comprar sanduba no atacado vou ver se encontro por aqui. bjs e ótima quinta

    ResponderExcluir
  16. tali, esse negocio de peser toda hora não rola o peso da noite pode ser até 1kg a mais que o da manhã. o ideal é pesar ao acordar.

    ResponderExcluir
  17. Menina, é só ligar a tv que a gente vê falando sobre obesidade. Nossa! O país está obeso! Que pânico!
    Tbm a mídia não ajuda: passa o comercial de fast food, mas não alerta que precisamos comer com moderação. Tá faltando cuidado com a população, não é verdade?
    Beber faz mal! E comer???

    Já fui obesa e hj estou sobrepeso( por pouco tempo rsrsrs) e não gosto de ver uma pessoa obesa. Fico em pânico.
    É por isso que luto todos os dias: contra a obesidade.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi linda, como está? Espero que essa moça tenha parado pra pensar e resolva fazer algo pela saúde dela. Eu tento usar alimentos que aceleram o metabolismo, bebo 2 litros de agua, uso pimenta. Coloco pimenta até em sanduiche de queijo. adoro molho.

    Bjos

    ResponderExcluir