quinta-feira, 17 de março de 2011

Nutrição - Sobre a obrigatoriedade da divulgação das Informações Nutricionais por restaurantes

Oi Gente, novamente o sono não me deixou vir aqui ontem a noite pra fazer a postagem das quartas de nutrição. O spinning às 5hs da manhã está me matando, hahaha! O dia ontem foi bem corrido, teve reunião de pais na escola do filhote e fiquei bem cansadinha! Mas estoy aqui! 

Então, eu falei AQUI sobre o meu novo hábito de conferir as informações nutricionais completas dos alimentos que eu consumo (dentro do possível) e assistindo ao Programa BemStar na Globo vi uma matéria falando que agora, obrigatoriamente, os restaurantes fast food deverão exibir em local acessível aos consumidores, as informações detalhadas sobre os lanches. E fui pesquisar como isso vai funcionar.







Medida da Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu uma regra para estabelecimentos que servem alimentação, como lanchonetes, por exemplo,em que eles terão de informar, através dos rótulos,o valor nutricional de cada produto vendido. Essa norma é válida para todo o país, e as maiores redes de fast-food espalhadas pelo Brasil, terão um período de seis meses para providenciar os rótulos com as informações sobre a quantidade de gordura e calorias, proteínas, sódio e fibras das refeições servidas aos consumidores.


Como os Consumidores Serão Informados

A ideia da Anvisa é que as informações nutricionais estejam contidas em embalagens individuais dos produtos,e  também em cartazes, cardápios tabelas ou folders que são exibidos com a propaganda desses alimentos nas lanchonetes. Para as empresas que possuem site na internet a regra também é válida, ou seja, elas terão de publicar as informações sobre os produtos na web.

Acordos Firmados

Através do acordo feito pelo Ministério Público Federal do estado de Minas Gerais, apoiado pela Anvisa e por cerca de sessenta redes de fast food, é que essas mudanças foram realizadas, com abrangência em todo o território brasileiro, que terá a fiscalização da regra, feita pelas vigilâncias sanitárias municipais e estaduais. No caso dos restaurantes a quilo, muito comum em todo o país,os procuradores brasileiros informam que a informação nutricional do alimento, deverá ser de acordo com a porção alimentar definida pelo restaurante ou lanchonete



Orientação da Anvisa 
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Anvisa há a possibilidade de expandir esse importante trabalho para os pequeno, micro e médios empresários, que vendem comida, mas ainda não há um  prazo estabelecido para que essa regra seja colocada em prática. Segundo especialistas em alimentação, as informações contidas nos rótulos das embalagens dos produtos podem ajudar às pessoas comerem melhor, com uma dieta alimentar mais saudável,pois a leitura dos valores nutricionais dos alimentos pode auxiliar na prevenção ou redução do excesso de sal e das gorduras que são ingeridas,às vezes sem conhecimento dos consumidores desavisados. Por isso, a Anvisa tornou essa medida obrigatória, que vai beneficiar todos os brasileiros, que poderão conhecer  a quantidade de sódio, gorduras, fibras, proteínas, carboidratos  e o valor energético de todos os alimentos.


Boa notícia, né?

Falando nisso: 



"Comida industrializada já tem que informar
Todo alimento acondicionado fora da vista do comprador tem que exibir na embalagem algumas informações obrigatórias. Além do prazo de validade, da lista de ingredientes e dos cuidados na conservação, a indústria alimentícia também deve repassar os dados nutricionais, conforme determinado na Resolução 360/ 2003 da Anvisa, e o percentual de nutrientes encontrado em uma porção (Resolução 359/2003).
De olho no que é colocado à mesa, a bióloga Marina Franchini de Oliveira, 52, afirma que sempre tem o cuidado de conhecer o valor nutricional dos alimentos comprados nos supermercados. Por causa de uma enxaqueca, ela mudou hábitos e encontrou, nas embalagens dos produtos, o suporte para não errar na escolha. "Às vezes a gente compra o mesmo produto, mas de marcas diferentes e, ao checar o rótulo, encontra diferenças", observa. Para ela, a extensão da obrigatoriedade para as redes de fast food é algo a se comemorar.
A nutricionista Andressa Carla Lara Diniz recomenda que o consumidor fique de olho principalmente na quantidade de sódio, de gorduras saturadas e do valor calórico do alimento. "O ideal é evitar o combo sanduíche/fritas/refrigerante e optar apenas pelo sanduíche mais um suco"." 


E por que é tão importante?

Precisamos fazer escolhas conscientes, fui uma mocinha anteontem no Subway. Olha só, coloquei na cabeça que light é peito de peru hahahaha e pensando assim, indo comer no Subway decidi pelo Sanduíche de Peito de Peru, baseado apenas na quantidade de calorias. Ainda na fila vi a tabela de informações nutricionais que dizia:

Clica que aumenta
Vocês acreditam que eu ia escolher o de peito de peru no lugar do de frango só olhando as calorias? Por causa de 15 míseras calorias a mais que o de frango tem? Olha só a quantidade de gordura e sódio! É uma diferencinha razoável e sendo assim, escolhi ingerir mais 15 calorias e menos gordura e sódio e comi o sanduíche de frango.
Acho importantíssima esse tipo de informação e fiquei muito satisfeita. Ansiosa pra que esta lei se estenda pros demais estabelecimentos.

Quem quiser mais informações sobre a rotulagem dos alimentos industrializados, só ver aqui, no site da Anvisa.

Espero que tenham gostado! :)

Bjs


UPDATE: Aproveitando o "gancho" do comment da Cacau, falando que só fazem o certo quando é lei, devemos lembrar de fazer a nossa parte! Infelizmente o Brasil é um país de muuuitas leis que na prática não possuem resolutividade alguma. Não fico feliz por saber que para as coisas funcionarem por aqui, não basta o apelo e a consciência, precisa de FISCALIZAÇÃO. Os órgãos públicos destinados a este fim tem uma abrangência pequena, e não podem estar em todos os locais ao mesmo tempo e sendo assim, é preciso que o consumidor fique atento mesmo, fiscalize e reinvidique. Fazer a nossa parte já é um passo muito significativo na construção do país que queremos que exista para as nossas futuras gerações. (Palavra de Assistente Social hahahaha)
---x---

Outra coisinha gente, estou participando do Desafio Anual Projeto 2011 no blog da Giovana. Quem quiser participar, ainda pode se inscrever até amanhã. O Desafio já começou desde janeiro, pegarei o barco navegando, mas estou muito entusiasmada. Em dezembro estarei magrinha, se Deus quiser!


Estou em 3 desafios ao mesmo tempo e decidi que vai ser só mais esse! hehehhe 

---x---
Os cardápios do Desafio de Outono estarão AQUI. Só clicar e acompanhar minha rotina alimentar! Com fotos :D

---x---

Só mais uma novidade: ontem a noite comi uma salada delícia e pasmeeeeem: fiquei lotada hahahah ou seja, terei que diminuir a porção da salada que sempre peço na Sanduicheria Paulista porque ela já está me deixando cheiona e pensar que antigamente eu comeria duas hahaha ou sempre pedia pra aumentar meu combo do Mac pro G! :D Tô uma mocinha! Sintam-se co-responsáveis por essa façanha, porque atribuo essa melhora ao blog e as amigas lindas e Phynas que eu fiz por aqui!

Vou indo visitar vocÊs! Que já falei demais! Hahaha

Bjs

---x---

UPDATE: VÍDEO FOFO SÓ PRA RIR O DIA TODO

13 comentários:

  1. Oie linda, bacana a informação, temos que estar bem atentas mesmo...bjoss

    ResponderExcluir
  2. Oii Talindaaa!!!
    Eu sempre olho nas embalagens ( como se eu entende-se oque esta escrito neh?) hahaha mais eu procuro pra ver as datas de validades quando vejo que esta muito barato rs,por que fora isso não entendo nadica de nada hahahaha...
    Estou torcendo por vc nesse desafio ai heim!!!
    Vamos firme e fica com DEUS.bjkas

    ResponderExcluir
  3. Vai facilitar muito a nossa vida!!!
    A melhor coisa que a anvisa podia fazer.
    Quantas vezes eu quiz saber informações nutricionais do restaurante e não conseguia.
    Fica muito mais fácil para optarmos pelo mais saudavel.
    Um gde beijo

    ResponderExcluir
  4. Amiga tem selinho pra vc no meu blog !
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Talitaaaaaaa, adorei a informação!
    Já tava mais do que na hora de ver as informações nutricionais nas lanchonetes. Algumas já tem mesmo as informações na web, facilita muito na hora de escolher o que comer mesmo!

    Ah, então, essa cabelereira que eu não confio, eu só faço hidratação, pinto, só coisas que não vão afetar muito... Mas pra cortar mesmo eu sempre procuro outros profissionais, porque não dá pra entregar a juba nas mãos de qualquer um, né?!

    Beijos lindona. Maior sucesso esse seu post, viu?!

    ResponderExcluir
  6. Só virando lei para o pessoal cumprir né!

    bjss

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pela força e pelo carinho do comentario. Adorei seu post de hoje e ja andei lendo as postagens mais antigas, achei seu blog 10+, ja to seguindo...
    Bjssss e uma quinta mt linda!

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca olhava as informãções... depois q comecei a dieta tudo q compro eu olho calorias.. etc kkk
    Tb me inscrevi no desafio..
    bjs

    ResponderExcluir
  9. oi amiga, ´muito bom quando passamos a comer bem menos e mesmo assim ficamos satisfeitas né?
    essas informações vão facilitar muito na escolha do prato. bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que a gente nunca pode comer nada sem antes ler os ingredientes sabe...eh extremamente importante ler e ver o que vem em cada produto né

    bjokaaaaaa

    ResponderExcluir
  11. Oi Talita, então sou maniaca por rotulos rsrsr eu faço diet dos pontos e as vezes quando é industrialziado nao acho tabela e ai la vou eu contar pontos com base nas informações nutricionais rsrsr, mas então menina o lance da torta o maior problema na verdade foi o fato de estar ruim tinha uma cara tão boa rssrsr e o pedaço era meio grande, mas sou bem tranquila tb menina nao posso ficar bitolada senão vem ansiedade e ai já viu pra controlar nao dá não dá...

    Valeu pela força

    bjo bjo

    Nahu

    ResponderExcluir
  12. Oi Ta! Obrigada pelas informações. Eu tb costumo ler as informações nutricionais. Escolho pela qdte de caloria, proteina e gordura total.

    O video é lindinho! bjos

    ResponderExcluir
  13. Hoje vc estava inspirada para escrever hein? hahahaha Bom, primeiro, achei ótimo essa lei que obrigada os fast foods informarem os clientes! Aproveitando o post, eu vi um filme que chama Nação Fast Food, depois desse dia fiquei meio cismada em comer comida desse tipo de restaurante, principalmente por causa de uma passagem do filme que dizia que deixaram um hamburguer de um fast food fora da geladeira por uns dias e não acontecia nada com ele, ou seja, esses hamburguers são tão cheios de conservantes q não se decomponhem, então dá para imaginar o quanto q ele não é saudável! Nossa, eu falei q vc tava inspirada e olha só o meu comentário! hahahah beijos

    http://oguiadascuriosas.blogspot.com/

    ResponderExcluir