quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sibutramina! E aí? Sim ou Não?

Meninas, minha endocrinologista havia passado o remédio Sibutramina pra me ajudar no processo de emagrecimento. Eu deteeeeesto tomar remédio, não gosto mesmo, reluto até as útlimas, quando peço um comprimido pra dor de cabeça pra mainha é porque a cabeça já está estourando mesmo! Daí que quando a médica me passou o remédio falei que tinha medo de tomar. Já ouvi de algumas amigas que tomaram sobre os terríveis efeitos colaterais, que envolvem ansiedade, boca seca dentre outros, então cismei com o remédio e pronto! A médica insistiu, falou que estou com um sobrepeso considerável e que sou jovem pra já estar assim e disse que eu tenho sim indicação de sibutramina. Ainda não comprei, não tô muito feliz em usar e eis que hoje leio na Tribuna do Norte (jornal daqui de Natal) a seguinte notícia:


Anvisa quer banir venda de emagrecedores no Brasil


Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer banir a venda de inibidores de apetite que contêm sibutramina e os chamados anorexígenos anfetamínicos, que têm em sua composição as substâncias anfepramona, femproporex e mazindol. De acordo com o órgão, os medicamentos devem ser retirados do mercado brasileiros por representarem altos riscos à saúde.

Por meio de nota, a Anvisa explicou que a medida tem como base estudos e um parecer da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) de outubro do ano passado, que recomenda o cancelamento do registro dos remédios ao considerar que os riscos superam os benefícios.

Uma nota técnica da área de farmacovigilância e da Gerência de Medicamentos da Anvisa atesta que a sibutramina apresenta baixa efetividade na redução de peso, além de pouca manutenção desse resultado em longo prazo. Há ainda um aumento de risco cardiovascular em todos os usuários do remédio.

Os anorexígenos anfetamínicos apresentam graves riscos cardiopulmonares e ao sistema nervoso central, o que, segundo a Anvisa, tornaria insustentável a permanência desses produtos no mercado brasileiro – mesmo com melhorias no processo de controle de venda.

O comunicado destaca que os inibidores de apetite que contêm sibutramina e os anorexígenos anfetamínicos já foram banidos em diversos países desenvolvidos por serem considerados medicamentos obsoletos e de elevado risco para o paciente.

“As novas evidências científicas, aliadas aos dados obtidos por meio das ações de vigilância pós-mercado da Anvisa, apontam para a necessidade de retirada dos inibidores de apetite do mercado brasileiro, não havendo justificativa para a permanência desses produtos no país”, afirma a nota.

A Anvisa deve promover um debate sobre o assunto na próxima quarta-feira (23).

Fonte: Agência Brasil

retirado de: Tribuna do Norte


E aí? o que vcs acham? já tomaram? Me contem! Quero saber todas as informações possíveis sobre o remédio!

:)

3 comentários:

  1. Nossa meu marido ja tomou e ficou igual um zumbi sem dormi,fora que fica nervoso,e da batimento cardico acelerado.
    Sou totalmente contra esse remedio,tem que ser banido.
    Beijos minha amigona que amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Meu nome é Vanessa do estado RS.
    Há mais ou menos 4 anos atrás eu estava com sobre peso e minha endócrino também receitou subutramina, tomei por um mês, emagreci 7kg, mas não dormia, fiquei muito irritada e meu coração ficou muito acelerado, então parei com o remédio, e aí... minha amiga... comecei com uma ansiedade incontrolável, comia até as paredes se deixasse, engordei 25kg, que peno até hoje para eliminar.
    NÃO RECOMENDO HÀ NINGUÉM. BJS

    ResponderExcluir
  3. Ah meninas, vcs reforçaram mais ainda minha aversão a esse remédio! Obrigada pelas dicas e vou dizer um NÃÃÃÃÃÕ bem grande a ele!

    BJs

    ResponderExcluir