terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bike In door - Spinning

Acordei cedinho hoje (5hs da matina UFAAA) pra começar o spinning! Fui com a cara e a coragem hahahah mas chegando lá fui supeeeer bem recebida (WM Fitness em Natal/RN - L² Studio Spinning), o professor Luiz Marcelo é show de bola e incentiva bastante! A turma é pequena, o pessoal só deve começar a acordar cedo depois do carnaval que é quando o Brasil começa a funcionar neam? Heheheh Genteee do céu como cansa  e como dói o bumbum kkkkkk, o professor colocou o frequencímetro em mim e eu morrendo de medo de estourar tuuudo nos batimentos cardíacos. Peguei leve né? primeiro dia!! Fui com calma, consegui terminar os 45m de aula. Claro que o esforço foi menor do que o dos outros coleguinhas e talz, mas eu chego lá! Estou matriculada nas terças e quintas as 6hs da manhã mas eu posso ir qualquer horário de aula e se tiver bike eh soh chegar hehehehe... Mas deixemos de lero e vamos ao que interessa, falar um pouco do Spinning!



O que é?

As aulas são realizadas em uma bicicleta que simula uma bike de corrida e é diferente da bicecla ergométrica. A principal fonte de energia vem do metabolismo aeróbio, portanto é excelente para melhorar o condicionamento cardiovascular e também auxilia no emagrecimento. A duração é de 45 a 60 minutos e é uma das aulas mais intensas que uma academia pode oferecer, sendo que o gasto calórico pode chegar a 700 cal/hora, dependendo do metabolismo e do empenho individual.


Quem pode praticar?

Qualquer pessoa que não tenha restrição médica para a prática de exercícios e que tenha os joelhos e coluna saudáveis está liberado para participar desta aula. (Gentem, eu como boa hipocondríaca que sou fiz avaliação com o cardiologista e fiz eletrocardiograma, ecocardiograma e aquele exame da esteira e fui liberada, porque eu não queria ter um piripaque neh? hehe) No início é possível encontrar certa dificuldade para acompanhar, uma vez que a aula requer um bom condicionamento físico, tanto cardiorrespiratório quanto muscular. Aos poucos seu corpo vai se habituando, seu condicionamento físico melhora e quando perceber está fazendo a aula inteira.


Aprendendo a usar:

  1. Regule a bike para suas medidas, altura do banco, do guidom e distância entre eles. As lesões estão associadas à má regulagem do equipamento;
     
  2. Nunca pedale sem carga;
     
  3. Mantenha os joelhos paralelos à bike enquanto pedala;
     
  4. Ao pedalar de pé mantenha o quadril projetado para trás;
     
  5. Aprenda a frear antes de iniciar e nunca pare sem usar o freio;
     
  6. Utilize o firma pé para puxar o pedal na fase ascendente do movimento.





Existem algumas dicas que podem ajudar a regular a bicicleta para sua altura:



  • A altura do banco deve ser igual à da crista ilíaca (ossinhos localizados na frente do quadril); 

  • A regulagem frente/trás do banco deve permitir que ao manter os pedais paralelos ao solo seu joelho fique alinhado com o tornozelo;

  • A distância entre o banco e o guidom deve ser de aproximadamente a medida do seu antebraço + dedos estendidos; 

  • O guidom deve estar mais alto do que o banco. 

Essas são medidas de partida, nada garante a que a bike ficará perfeitamente regulada para você, é preciso sentar, pedalar um pouco e verificar se está tudo Ok.


Terminologia:

Alguns termos muito utilizados pelo professor, conhecê-los facilita o acompanhamento da aula
.
  • Cadência = ritmo (que no caso de aulas é determinado pela música);
  • Carga base = menor carga da bike, pastilha encosta ligeiramente no disco;
  • Girar = pedalar rapidamente;
  • RPM = rotações por minuto (refere-se às pedaladas);
  • Dobrar o giro = pedalar 2x mais rápido;
  • Quebrar o giro = reduzir a pedalada pela metade;
  • Pegada 1 = segurar na parte central do guidom;
  • Pegada 2 = Segurar na parte baixa e afastada do centro do guidom;
  • Pegada 3 = Segurar na parte alta do guidom (nessa pegada pedala-se em pé).

Acessórios que auxiliam:
  • Capa de Fel para o selim ou bermuda acolchoada
  • Garafa com água
  • Toalha de rosto
  • Uso do tênis ou sapatilha apropriada
  • Frequencímetro cardíaco 

E aí? Alguém se animaaa??

:) 

Um comentário:

  1. Rrrsrsrs nossa eu nao sou muito fa de spinning nao rsrsrs machuca o gluteo rsrsrsrrsrs por mais que eu comprei a mufadinha que vc usa na biciclets,eu prefiro o jump,mais spinning emagrece muito!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir