terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desafio 10 Dias Perfeitos - Eu planejo meu cardápio

Gente, uma coisa interessante que comecei a pensar desde que decidi por R.A. foi organizar as compras do supermercado para que sempre tenha em casa coisas saudáveis pra que eu possa planejar o meu cardápio. Não é passar o dia todo pensando em comida, mas pelo menos se organizar quanto ao que vai comer em cada refeição, pra escolher com parcimônia (já viram que gosto dessa palavra neh? haha) e poder fazer as substituições certas e compensar quando necessário. 

Aqui em casa não temos muito definido horários para as refeições, sempre foi assim, mainha não gosta muito de cozinhar, eu tenho um pouco de tempo pela manhã agora (o que antes não tinha), mas sou péssima na cozinha, só sei fzr coisa calórica (torta salgada e lasanha são minhas especialidades hehe) e ficamos muito empurrando pra um e outro e geralmente a comida aqui sai depois do horário de sair pro trabalho, tenho geralmente que almoçar lá, já que estou mais organizada pra comer sempre bem e nas horas certas. Nas demais refeições cada um se vira e fica mais fácil pra mim porque são lanchinhos mais fáceis de fazer de forma saudável (sanduíche natural, sopinhas :D).
 
Outra particularidade daqui é a quantidade de alimentos industrializados. Sei que não deveria ser assim, mas tomamos muito iogurte, sucos de caixinhas, verduras em conserva e etc. E por mais que não seja O mais saudável facilita em uma coisa: CONTAGEM DE CALORIAS.

Na Boa Forma de Fevereiro tem uma matéria legal sobre o rótulo das comidinhas. 

Dicas da Reportagem:
  • Verificar a que porção se refere a quantidade de calorias que vem expressa no rótulo! Pra não se enganar ao ver uma quantidade de calorias baixa que não equivale a toda a porção que vc vai comer.
  • Verificar a quantidade de gordurar trans e saturadas
  • Comparar entre os alimentos os valores de carboidratos, fibras, colesterol, proteínas, ferro e sódio. (Entre dois alimentos com a mesma concentração de carboidratos escolher o que tiver mais fibras, recuse sódio acima de 800mg)
  • Verificar os ingredientes contidos no alimento. Segundo a normatização a lista de ingredientes deve vir decrescente de acordo com a quantidade do determinado ingrediente no alimento. E por exemplo, se na embalagem está exaltado que tem pouco açúcar ir verificar se este não aparece com outros nomes, como: melado, xarope de milho, maltodextrina, frutose ou sacarose e se essas substâncias não tem diferença na caloria.

Agora quanto devo consumir pra perder peso? Na revista tem um mini guia para uma dieta de 150kcal (oi?? :D)

CARBOIDRATOS: 225g
PROTEÍNAS: 0,8g por quilo de peso
GORDURAS TOTAIS: No máximo 41,5g sendo +- 25g de gorduras mono e poli-insaturadas
GORDURAS TRANS: Até 1,5g - 1% do valor energético da dieta
GORDURAS SATURADAS: Até 16,5g.
FIBRA ALIMENTAR:  Entre 25 e 30g
CÁLCIO: 1000mg
SÓDIO: Menos de 2400mg

É muita coisa pra gente aprender hahaha. Mas assim, vamos olhar os rótulos quando der, mas tudo dentro do limite da normalidade hien gente? hahah nada de paranóia!!

:)


UPDATE: Gente, eu falo mais do que o homem da cobra (não sei se vcs conhecem esse ditado hahaha), por isso quero nos comments se a letra está pequena, se a cor das letras com o fundo do blog tá ruim pra alguém ler! Me passem essas informaçõeszinhas viu? Tô querendo essas sugestões pra ficar um negocinho mais legpivel já que eu falo muito! :D Thanks!

12 comentários:

  1. Olá...
    Realmente, acabamos na correria do dia a dia comendo alimentos industrializados,
    Adorei a dica da boa forma.
    Com relação a letra, para mim está bom...
    Gsotei da cor de fundo, e consigo fazer a leitura perfeitamente.
    Ótima terça-feira!

    ResponderExcluir
  2. Ola Talita, flor adorei receber suas dicas, vou procurar aqui com alguma revendedora. Obrigada viu! Vc é super Belíssima.
    Bjim Aline.

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, vc mora bem pertinho rsrsrs, vamos que vamos, beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii, to visitando! Gostei muuuito do blog!
    É verdade, os alimentos industrializados insistem em se inserir na nossa vida, e a vantagem mesmo é sabermos as calorias!
    Gostei das informações ali, mesmo que seja muita coisa haha!
    Beeijo

    ResponderExcluir
  5. Oieee..já estou te seguindo e já li um pouco do blog e ri mtooo!!! O ravioli vegetariano estava uma delícia mesmooo...amei demais! E sanou minha fome completamente. Graças a Deus ontem foi um dia 10 e espero q hj tb! Vai ser sim!!! Então o lugar q almoçei chama-se Paoli Di Itália, tem aonde vc mora??? De qq maneira eu sei q tem p vender e dá p fazer o molho em casa!!! bjim e tenha um dia iluminado!!!

    ResponderExcluir
  6. oi Talita, temos algo em comum então, eu tmb falo mais do q o homem da cobra rsrss acho q eu já nasci falando né!
    mas tudo bem.
    obrigada pela visita, e realmente improvisar é necessario as vezes rsrs eu não gosto de academia então eu prefiro fazer em casa e como eu nao ia saber se gostava ou não é melhor testar primeiro né hehehe

    bjosss
    e vamos lá firme e forte no desafio em!!
    by

    ResponderExcluir
  7. Oi Talita!

    tbm acabo comendo muitos produtos industrializados no período de aulas .. é mais prático né..
    mas temos que ficar de olho em cada detalhe..
    demoro bem mais pra fazer compras agora.. leio tudinho ..rs

    vamos pra mais um dia perfeito!

    Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmo 46:1

    beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Oie Talita!!!
    Aqui esse negocio de horario é complicado demais,mais com o tempo vou aprendendo.
    Vc ja esta no pique total!!!
    Amanha começa outro kkkkk
    mais ai vc ja esta na frente kkkk
    beijos linda

    ResponderExcluir
  9. Toda vez q eu entro no seu blog fico animada para começar a comer melhor, mas fica dificil quando se mora na casa dos pais, acho q quando eu for morar na minha casa vou poder escolher oq comer. Bjs

    http://oguiadascuriosas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amore mt obrigada pelas dicas,visitei o blog e realmente tem mts dicas, valeu viu.
    Bjim!
    Aline Cristina.

    ResponderExcluir
  11. Olá Realmente nossa mente vai mudando apos a R.A. Continuamos pensando mt em comida, mas de forma saudavel, "planejando nossas refeições". Porém, temos q tomar mt cuidado, basta voltarmos ao velhos hábitos por alguns dias e nossa mente se perde novamente. Assim, se escorregar...levante rapido!!!
    Bjos!
    Dani

    ResponderExcluir