segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Alimentos funcionais - Chá de Hibisco/Cápsulas de Hibisco

Oi meninas! Hoje queria falar de um produtinho que eu recebi a indicação hoje de uma nutricionista: O chá de hibisco ou as cápsulas de hibisco! Já ouviram falar? A nutri falou que esse chá estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino (oi?? preciso haha) e combate a retenção de líquido o que o torna um aliado para as dietas né mesmo? 
Fui procurar informações na net sobre ele e já fui ver na loja Mundo Verde, que é uma loja de produtos naturais que tem no shopping aqui em Natal! Me empolguei bastante! Queria saber informaçõezinhas com vcs que são minhas fiéis escudeiras hehehe


Vamos lá ver o que eu achei sobre esse tal de Hibisco?


" Hibiscus sabdariffa L. é um arbusto perene da Família das Malváceas que pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. Pertence ao gênero Hibiscus, que compreende cerca 200 espécies de plantas. De origem africana e asiática, é conhecida popularmente como hibisco, hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola, além de receber outros nomes como cardadé, rosa da Jamaica, té de Jamaica (espanhol); red sorrel ou Jamaica sorrel (inglês); cardade (italiano); afrikanische malve (alemão) ou roselle (francês).
As diferentes partes da planta têm várias utilidades. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico. O cálice pode ser usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de um excelente chá. Para o preparo do suco são utilizados os cálices crus ou cozidos, que são triturados no liquidificador com água, depois é só coar e adoçar a gosto. O cálice triturado é aproveitado para o preparo de geléia ou doce. Já o chá é obtido a partir do cálice seco à sombra. As sementes possuem 17% de óleo e 25% de proteína.
A planta como ela é...
Hibiscus sabdariffa é um arbusto anual e semi-lenhoso. Nas plantas novas, as folhas são inteiras e simples, mas depois, com o seu crescimento, as novas folhas são recortadas, formando de 3 a 5 lóbulos. Existem seleções com maior ou menor quantidade e tamanho de folhas, nas cores verdes ou avermelhadas. As flores apresentam os dois sexos na mesma flor (hermafroditas). As flores são axilares, formadas ao longo da haste da planta e podem ser amarelo-pálidas, rosa-arroxeadas ou purpúreas. Os cálices são carnosos e vermelhos, com mais ou menos 2 centímetros de comprimento, e recobrem os frutos ovais onde estão as sementes.
Vale lembrar que este hibisco não é o hibisco ornamental tão comum nos jardins do Brasil, conhecido popularmente como hibisco-da-china ou rosa-sinensis.

Usos
Na medicina popular o Hibiscus sabdariffa é usado como anti-espasmódico, anti-inflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento. Também há indicações de seu uso popular para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes e resfriados, gastrite e afecções da pele.
As flores do Hibiscus sabdariffa são ricas em mucilagem, uma mistura complexa de polissacarídeos que se transforma numa fibra gelatinosa quando a água é adicionada.
O chá obtido a partir do cálice da flor contém polissacarídeos em boas quantidades, além de conter também concentrações elevadas de flavonóides - reconhecidos como protetores contra os radicais livres. Rico em cálcio, magnésio e ferro e nas vitaminas A e C, o hibiscus contém também fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares.
O chá de hibiscus ganhou uma fama adicional recente: a de emagrecedor. Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética, ajuda a reduzir o colesterol ruim. No caso do hibiscus há também a propriedade de auxiliar a reduzir as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2.
A ação diurética do hibiscus transformou a planta numa grande aliada das mulheres na luta contra uma inimiga implacável: a celulite. O chá preparado a partir do cálice do hibiscus ajuda a diminuir a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite.
Já o poder antioxidante do hibiscus também tem explicação: a boa dose de antocianinas, que são pigmentos dão uma variedades de cores atrativas de frutas, flores e folhas que variam do vermelho ao azul. São da classe dos flavonóides e responsáveis pelo potencial antioxidante das frutas vermelhas.
Para obter melhores benefícios dos fitoquímicos desta planta, recomenda-se consumir de preferência o hibiscus cultivado de forma orgânica, pois estudos revelam que a quantidade fitoquímica produzida está associada ao stress sofrido pela planta. Isso significa, portanto, que vegetais orgânicos - por serem menos protegidos - podem conter maiores quantidades desses fitoquímicos. Estas substâncias são especialmente importantes nos quadros clínicos de câncer: várias pesquisas confirmam o poder fitoquímico relacionado à prevenção dessas doenças."
Parece bom né gente!? Acho que vou testar e venho depois falar aqui pra vocês! Falem nos comments se vcs conhecem e o que acham! Bjs

:) 

6 comentários:

  1. Eu tenho ele aqui em casa! Eu não tomo regularmente então não sei os resultados, mas já ouvi muito falar nele!
    Beeijo

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouvi falar bastante também mas nunca utilizei na verdade sou muito medrosa pra esse tipo de coisa! hehehe

    Bju

    Bina
    http://binamagra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita.
    Eu já conhecia os benefícios desse chá.
    Aqui em casa eu tomo um que é uma mistura de vários chás e também tem a flor de hibisco, pra mim está sendo bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem, lah vai um desafio p vc: Qual entre chá verde, branco e hibisco eh melhor p quem tah fazendo dieta????

    ResponderExcluir
  5. EU TOMO TODO DIA CONFESSO QUE NAO REPAREI SE EMAGRECI MAIS UMA COISAS NOTEI COMO TENHO PROBLEMA DE PRESSAO ALTA E FICAVA MUITO INCHADA REPAREI QUE NAO INCHEI MAIS E ELE FAZ URINAR MUITO

    ResponderExcluir
  6. Oi, Talita! Comprei ontem o frasco com as cápsulas de hibiscus e já estou consumindo e ansiosa pelos resultados. Pesquisei bastante sobre o assunto e todas as informações apontam benefícios interessantes, inclusive com a questão da pressão, já que sou hipertensa. Uma amiga nutricionista também confirmou os benefícios. Minha dúvida era só se variava algo em relação a ser cápsula, mas parece que não. Já percebi que faz urinar muito..rs. Em relação aos demais benefícios, como estou melhorando alimentação, diminuindo ingestão de alimentos que contem gluten e praticando exercícios físicos, acredito que só me fará bem esse complemento. Forte abraço!

    ResponderExcluir