segunda-feira, 4 de julho de 2011

#Projeto100Dias - Sugestões e Orientações Nutricionais

Oi pessoas phynérrimas, como estão? Espero que todas muito bem! Eu estou ótima hoje e iniciei o primeiro dia de fim de férias com força total, mas isso é assunto para outro post, mais tarde.

Vim aqui pra dar um help para as meninas e pra mim também, a respeito de como organizar a alimentação no #Projeto100Dias. Como eu falei, Grazi ainda não me enviou os cardápios e eu nem tô cobrando muito, fim de semestre é complicado mesmo, ainda mais na UFRN, as meninas de lá sabem. Pensando nisso resolvi esmiuçar aqui as dicas que eu li quando comecei a decidir por reeducação alimentar.


Como eu já falei muitas vezes, o #Projeto100Dias é completamente inspirado no Desafio que rolou no ano passado no blog da Dani Pinheiro, o Dani Pinheiro Make Up. Tinha uma tag lá chamada "Emagrecendo" na qual ela fez um relato de três meses de reeducação alimentar juntamente com 6 outras meninas. E foi lá que eu tive o primeiro contato com a possibilidade de emagrecer comendo "de tudo". E também foi lendo as dicas lá que me fez desistir de uma coisa que era sempre presente na minha alimentação: o refrigerante. Baseado nisso e baseado no fato que a Dani, muito gentilmente, me permitiu usar o que precisasse do Desafio dela, vou colocar aqui algumas dicas que eu retirei de lá, depois colocarei o link pra quem quiser ver os posts que eu usei, na íntegra. Ok? Vamos lá!

O post que vou utlizar hoje é justamente o post dos cardápios das meninas. No Desafio da Dani as meninas também enviaram cardápio que foram analisados pela nutricionista Paula Carvalho, não reproduzirei os cardápios, isso vocês verão no link, apenas farei um resumo das orientações da nutricionista baseado nas escolhas das meninas.


#Procurar comer alguma fruta de manhã
#Não tomar refrigerantes e afins no café da manhã
#Diminuir o intervalo entre as refeições principais com lanches saudáveis (fruta, chá, barrinha de cereal)
#Se possível optar por arroz integral
#Quem tem dificuldade em comer salada crua pode fzr refogados e incrementar com molhos (Receitas de Molhos Light? Clique Aqui)
#Opte por chocolate meio amargo e pequeno mas evite comer todo dia. Intercale com outros docinhos, de preferência frutas.
#Tem que comer antes de fazer exercício físico. Frutas e/ou carboidrato
#Substitua os queijos amarelos por queijos brancos e manteigas por requeijão ou geléia light

Nota importantíssima UM: "Refrigerantes e doces são coisas dispensáveis, não acrescentam em nada ( só em calorias…) Vício em coca é real, cafeína vicia mesmo, tente ir diminuindo aos poucos, não tire de uma vez, e quando conseguir ficar mais tempo sem pense na possibilidade de tomar coca normal ( não precisa ficar chocada!!) porque os adoçantes da coca são muito ruins pro organismo." (foi ao ler isso que parei com refri e quando abro exceção uso a versão normal)

Nota importantíssima DOIS:  "A dieta tem que ser seguida inclusive no final da semana? Sim. E a explicação é bem simples, você está formando um hábito alimentar, se tirar folga dois dias na semana fica muito difícil conseguir, mas é claro que um dia comer uma coisa que vc quer muito não mata ninguém!É só tentar compensar no outro dia, ou malhar mais!" 

#Tenha cuidado com bolachas "água e sal", procure substituir por cookies e biscoitos integrais
#Tome até 3 xícaras de café por dia, não mais que isso
#Tente comer peixe pelo menos duas vezes por semana (que não seja frito)
#Não fique mais de 4 horas sem comer antes de dormir
#Ninguém precisa parar de comer o que gosta. A palavra de ordem é MODERAÇÃO.
#Não coma sempre arroz branco. Substitua por batata, inhame e arroz integral.


Nota importantíssima TRÊS:  "Gostaria de dicas para quem almoça fora, tipo o que comer em restaurante, como se controlar? Sirva primeiro a salada e coloque metade do seu prato de salada. No espaço que sobar coloque uma carne e o resto legumes e arroz com feijão (ou macarrão). O problema do macarrão é o molho, ao sugo é a melhor opção. Cuidado com preparações muito cremosas, pois tem mais gordura. Cuidado com os molhos para salada, tente temperar só com azeite. Atenção para o tamanho do prato! Eles costumam ser enormesss e ai acabamos comendo mais sem perceber."

 
#Se vc toma "toddynho" ou "nescau pronto" e afins pela manhã, substitua por leite com achocolatado.
#Pensou em sanduíche? Tente comer um natural (Receitas de Sanduíches Naturais? Clique Aqui)
#Miojo é rápido? Um macarrãozinho normal com molho de tomate ao sugo não é tão demorado. Substitua.
#Pipoca de microondas com pouco sal pode SIM.
#Evite gelatinas de pacotinho.

Nota importantíssima QUATRO (repetir nunca é demais) "Em uma dieta, o refrigerante diet é liberado ou não? Já que ele tem menos calorias que muitos sucos naturais. Olha eu estou terminando uma pós de Nutrição Funcional( tipo ortomolecular) e a gente aprende que o que conta são os nutrientes e não as calorias. Pensa comigo, um copo de suco de laranja é mais calórico que um copo de coca(até a normal), mas o que a coca acrescenta ao seu organismo além de açúcar e um monte de aditivos??? Nada! E ainda tem o problema dos adoçantes usados nestes produtos, que geralmente são ciclamato e sacarina sódica e/ou aspartame, todos já proibidos nos USA e Europa por serem cancerígenos. Então apesar de ser mais calórico, suco natural de fruta é sempre melhor!" 


Nota importantíssima CINCO: "Há algum alimento q devo restringir totalmente, ou como dizem, pode comer tudo, mas com moderação, pequenas quantidades. E o que não deve faltar no meu cardápio? Ninguém precisa de açúcar! É totalmente dispensável, então doces, balas, sorvetes… tudo isso se você puder evitar melhor. Mas não passe vontade se tiver muita vontade coma um pouquinho, aí pode até ser um light. Muita fruta, verduras e legumes são essenciais, teste novas receitas, coloque legumes em receitas que vc gosta até se adaptar."


Todas as informações acima foram retiradas do Blog Dani Pinheiro Make-Up, todos os créditos pertencem ao referido blog e foram "copiados" mediante autorização da autora do Blog.

Para ler os cardápios das participantes do projeto da Dani e para ler as orientações na íntegra Clique AQUI.

Meninas, espero que gostem e qualquer dúvida podem me falar viu?

Nota minha: Todo mundo sabe que o que vai funcionar é a reeducação alimentar. É mentira que aquele povo magro e lindo da TV come de tudo e não engorda ou passa fome de tudo. Claro que são todos acompanhados por regalias proporcionadas por todo o contexto que os envolvem, como exercícios físicos com personal, com variedade, com agitação, com uma alimentação rígida, saudável, preparada por cozinheiros e talz. Mas se você vai a uma festa de aniversário e come uma fatia de bolo ACREDITE vc não se excedeu, nem jacou. Vc está vivendo, normalmente. Como todos os seres humanos (no geral) vivem. Evitem a repetição, o segundo pedaço e a culpa, principalmente. O resto? Ahh, a gente vai ajeitando como dá, OK?

Bjs

Siim, quem quiser ver como as meninas se saíram nesse primeiro bloco, clica aqui

ps.: Meninas do projeto, vocês podem usar em seus blogs o conteúdo total ou parcial aqui do post, bem como as imagens! Fiquem a vontade! Tudo isso é NOSSO. Bjs

ps.² Hj volto ao trabalho e vou demorar um pouco a visitá-las mas em breve colocarei todas as visitas em dia bem como irei conhecer os cantinhos das colegas novas que eu andei vendo chegar, sejam bem-vindas :)! viu?  

15 comentários:

  1. Não estou no desafio, mais adorei as dicas!!!!!
    otimo começo de semana !!!
    bjks

    ResponderExcluir
  2. olaaa
    muito legal a materia...
    agora no inverno e uma boa hora para tentar deixa a coca-cola, trocando ela por cafezinho quente, tenho uma amiga que fez isso e hoje toma coca as vezes...
    boa semana

    bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Linda!
    Adorei seu blog!
    Estou te seguindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não estou no desafio, mais estou em RA e suas dicas são concerteza maravilhosa para quem quer emagrecer..

    Te seguindo
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Dicas maravilhosas!! Agora é colocar em prática!! =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Legal as dicas, Talita!!! Vou colocar em prática, principalmente a do refri!
    Beijos e boa semana,
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Nossa amiga, vc sempre com dicas fantásticas !!!
    Amei !!!

    boa sorte no desafio viu ...

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, adorei as dicas, vou guardar!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Obaaaa!

    Adorei as dicas!
    Eu desandei desde sexta... Mas o estrago não foi tão grande e já estou de volta!

    Buis querida !!!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa postagem, parabéns a vc e a Dani...
    Vamos que vamos, e creio que vai dar td certo.
    Eu preciso controlar um pouco o chocolate, mas tmb tem frutas que contém muito açúcar , tipo banana, e aumenta a massa... então n posso exagerar nelas.
    Beijos,Aline Cristina

    ResponderExcluir
  11. Adorei o desafio e preciso me regrar tbm... e esses desafios são muito bons...Bjsss

    ResponderExcluir
  12. TALI, ADOREI O POST, OBRIGADA PELA ATENÇÃO Q TEM COM O DESAFIO...
    ontem eu estava assistindo na GNT uma programa chamado gordo X magros, e tem uma apresentadora que tenta fazer tudo quanto é dieta da moda e ela estava falando de uma dieta que dizem q a Beyon Cê fez, diz q ela tomou uma especie de cha por 14 dias e eliminou 13 kg, ai a apresentadora tentou fazer o mesmo, conseguiu ficar 4 dias só no cha, ai se pesou, tinha eliminado 1,5kg mas desistiu, disse q a fome q ela tava não compensava. achei engraçadissimo, eu tb ja tentei umas maluquisses dessa, se te contasse as dietas loucas q ja fiz. kkkk
    Bjs e otima semana

    ResponderExcluir
  13. oi tatá!!
    preciso tomar vergonha na cara
    n to no desafio mas vo fingir que to, vo seguir as dicas de vcs hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Talita....amei..super ajudou..
    tenho uma duvida: substitui o acucar no meu cafezinho pelo adoçante..PODE???
    bjos lindona e tenha um otimo retorno ao trabalho

    ResponderExcluir
  15. Acho super válido todas as dicas não só para quem está de dieta e sim para todas que querem viver com mais saúde. meu problema é comer a fruta de manhã! não gosto, queria ter esse hábito! beijos

    http://oguiadascuriosas.blogspot.com/

    ResponderExcluir