quinta-feira, 14 de julho de 2011

#Projeto100Dias: Pontos, Notas, Calorias

Pessoas phynéééérrimas, como estão? Eu estou irada que a postagem abaixo ficou toda troncha na formatação e não consegui ajeitar! Alguém me dá dica aí vá! Coloquei todas as respostas das meninas no word para formatar igualmente, na hora do resumo fica tudo lindo, mas quando sai a postagem final fica tudo bagunçado! Como vcs fazem hein? Aff!

Vamos falar sobre calorias? Ou pontos? Ou notas?


Sei que estou super em falta com os cardápios, ainda! =/ Então gostaria de saber, qual o tipo de cardápio estão utilizando? Estão fazendo aleatoriamente mesmo ou se baseando em algo? Bem, se não estiverem programando nada, eu tenho umas dicas para vocês!

Se pararmos para analisar as dietas que vemos nas revistas, por mais que se chamem: dieta da sopa, dieta do suco, dieta do chá, dieta do feijão, dieta do chocolate e afins, elas possuem uma organização em forma de um total de calorias permitido e um cardápio balanceado e variado. Inserindo apenas esses outros ítens dos títulos das dietas.

As dietas malucas, que eu recebi algumas por email e é assunto para outro post, são restritivas e fazem perder peso rápido porém, ninguém aguenta viver de dieta maluca para sempre não é? Além da falta de nutrientes, enjoaria-se fácil da repetição de papinhas de bebê ou de comer só a noite, ou de comer só carne, só salada.

No processo de reeducação alimentar pode (e deve) ser utilizado algum artíficio que auxilie no conhecimento do que se come e de como é organizada a ingestão dos alimentos. Uma boa ajuda é contar calorias, pontos, ou notas.

Eu vou ter que contar calorias para sempre? É provável que não! No futuro a ingestão de alimentos saudáveis e em equilíbrio vai acontecer de forma automática. Mas até lá que tal escolher uma forma de saber o que e quanto está sendo ingerido?

O ideal seria uma avaliação nutricional completa que estipularia uma quantidade de calorias que devem ser consumidas diariamente. Mas isso também pode ser feito mais informalmente.

A matemática é simples, para perder peso você deverá gastar mais calorias do que você ingere. Nessas tabelas abaixo você poderá brincar um pouco, para descobrir quanto vc precisa para manter o peso e qual o gasto calórico de cada atividade do dia a dia.

O segundo passo é escolher um método de contagem de calorias. Se você pode comer 1200 calorias diárias para perder peso, você poderá escolher:

Contar as calorias mesmo: Consumir até 1200 cal! E contar as calorias de todos os alimentos. 


Contar os pontos: Consumir até  335 pontos. A dieta dos pontos é simples. Cada caloria é dividida por 3,6. Então um alimento que tem 60 calorias, terá 60 calorias dividido por 3,6 = aprox. 17PONTOS. Tem umas tabelas prontas que vocês podem utilizar. Quando não encontrar o valor daquele alimento em pontos, é só dividir a quantidade de calorias por 3,6. O bom é que tem uns alimentos que também não tem valor em pontos :) \o/


Contar as notas: Consumir até 600 notas. A dieta das notas é simples também. Cada caloria é dividida por 2. Para achar a quantidade de notas de um determinado alimento é só dividir o valor em calorias por 2 que será encontrado o valor de notas. Também existem umas tabelas de notas prontas. E nas notas também tem uns alimentos que não tem valor em notas :D \o/


Sabe quando você lê: EMAGREÇA COMENDO DE TUDO? Com certeza o artigo irá falar sobre uma dessas três contagens. A vantagem maior é também a desvantagem maior. Você pode comer de tudo. Dentro do valor de notas, pontos ou calorias diárias. O grande desafio é conseguir balancear as quantidades e nutrientes para que não pule refeições nem faça substituições ruins! Lembrem-se, moderação e consciência são os itens mais importantes. Não vale passar o dia sem comer para usar todos os pontos, notas ou calorias numa pizza inteira. Fiquem de olho nas quantidades, que vai ficar tudo certo!

:)

Espero que gostem!

Bjs



12 comentários:

  1. Adorei o post. Eu conto calorias de tudo que como. Se eu comer um bombom vou na net procurar quantas calorias tem. Eu sempre fico em duvida da quantidade de calorias de alguns alimentos como saladas por causa da quantidade ate ja pensei em comprar uma balança para saber a quantidade em gramas. Será que é muita paranoia???!!

    ResponderExcluir
  2. AMIGA, MEUS PRIMEIROS 10 KG FORAM ELIMINADOS COM A CONTAGEM DE PONTOS, EXATAMENTE ESSA Q VC DESCREVEU, POREM PERDI A LINHA E TA COMPLICADO CONTAR OS PONTOS, VOU CRIAR VERGONHA NA CARA E VOLTAR A ANOTAR TUDO E CONTAR OS PONTOS.
    BJSSSSS E FORÇA, ESTAMOS PRECISANDO...

    ResponderExcluir
  3. Oi flor. Adoro a dieta dos pontos, mas pra mim nao dá certo, como sou muito instável, nao consigo comer a mesma quantidade todos os dias. Mesmo assim sempre conto kcal e se fui mal num dia, compenso no outro.
    Força e beijos.

    ResponderExcluir
  4. Também conto calorias... acho mais prático, tá lá na embalagem, não precisava ficar dividindo nem nada. Algumas coisas que já sei de cor e salteado outras ainda tenho que olhar na internet. Sempre tento não me sabotar. Se uma coisa tem 83 kcal eu arredondo pra 85 e nunca pra 80... Quanto aos alimentos que não veem com a caloria na embalagem eu também fico na dúvida. A minha próxima aquisição vai ser uma balança pra pesar tudo bem certinho, principalmente as saladas! Além das calorias eu conto as cotas, assim não fico sem os nutrientes necessários. Logo vou fazer um post sobre as cotas pra explicar melhor!! rs Beijão e força sempre!

    ResponderExcluir
  5. Oiii eu dinovuuu, rsrs tem um selinho pra vc lá no meu blog passa lá..bjsss
    http://agoraeuchegola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu parei de contar pontos justamente porque percebi que dava no mesmo contar calorias. Demorava vários anos tentando calcular quanto valia cada alimento (eu fazia o método Vigilantes do Peso, que faz o cálculo baseado na kcal, gordura e fibras) e nem todos os alimentos vc consegue todos os dados. Contar calorias resolveu pra mim e passei a perder peso mais fácil! Como eu já tinha o costume de comer frutas e legumes.. eu os incluo sempre no meu dia a dia e a alimentação fica mais saudável!
    Obrigada pela força lá no blog! Tb tenho gastrite nervosa, como vc, e não há nada a fazer.. só psicologo msm! ahuihoahu
    Com relação a cozinhar.. eu tb era uma negação, mas qnd me casei e mudei de país, me vi obrigada a aprender. Já joguei receitas inteiras no lixo, mas não desanimo não! Sempre que vou tentar algo novo eu penso assim "Se ficar ruim, vai pro lixo e eu tento outra coisa.". Atualmente tenho conseguido resultados cada vez melhores! Tenta tb! AHIUAHAHIU
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Talita! :)

    Adorei o post. Com certeza qualquer ajuda "boa" e saudável no processo de emagrecimento é bem vinda. O que não vale é fazer dietas malucas, tomar remédios, ficar em jejum... :)

    Valeu pelas dicas de onde encontrar as tabelas!

    Beijos e um ótimo finde!

    ResponderExcluir
  8. Eu faço a dos pontos, e não precisa ficar o dia todo sem comer para juntar ponto, cada um tem um limite e por exemplo se seu limite é 350 e vc consumiu 335 isso quer dizer que sobraram 15, e vc pode juntar os pontos que sobram e usar em no fim de semana, mais não pode juntar duas ou mais semana, a sobra da semana só pode ser usada na mesma. rsrsrrs

    ResponderExcluir
  9. Olá Talita,

    Eu fiz Vigilantes do Peso e lá adotamos a reeducação alimentar através da contagem de pontos, anotamos tudo que comemos, deu e continua dando muito certo para mim.

    Beijos e ótimo findi!

    ResponderExcluir
  10. Oi Talita. Eu conto pontos, há 8 anos, pois sigo o método do VP, do qual sou associada vitalícia. Porém, não é nada neurotizante. É um hábito, já bastante natural, enraizado e que me ajuda a manter o controle, na verdade, o limite diário. Mas o que realmente é relevante não é a qtde de pontos e sim um conjunto de coisas que devem nortear uma reed. alimentar que, na verdade, é a reeducação na forma de pensar, de encarar as coisas, de associar as coisas etc. e que acaba levando também à mudança na forma de comer. Regularidade das refeições, equilíbrio e moderação na montagem dos pratos, diversidade nos alimentos (nutrientes), prazer garantido, mas tudo de forma natural, sem stress. Realmente, em reeducação alimentar bem orientada, e onde não haja restrição por motivo de saúde, tudo é permitido, mas na medida certa. Tudo é permitido, mas nem tudo é sempre conveniente, oportuno. Conseguir conciliar isso é a chave que leva ao sucesso e deixar de lado algumas das regras básicas é o que pode levar a tropeços e tombos bem feios. Com toda a experiência que tenho nisso e o sucesso obtido, eu não dei uma bela derrapada? E pegando de novo firme naquilo que realmente dá certo, estou novamente no caminho do resgate. Então, é essa a minha forma. Bacana demais o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. OIeeeeeeeeeeeee, Talita! Excelente post, como sempre!!!
    Eu faço a contagem dos pontos, exatamente como vc descreveu. Dá muito certo pra mim, afinal posso comer td quero, respeitando meu limite de pontos diário! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    Talita!! Adorei o post!
    Eu tenho contado calorias... Por enquanto está dando certo.. rs
    Amiga, até comprei uma agenda nova pra anotar os cardápios durante o projeto... Pena que essa última semana eu não me comportei como deveria... e hoje já me dei conta que só faltam 3 dias para a nova pesagem...
    Bora correr atrás do preju, né?! rs
    Beijo, beijo, beijo!! Linda semana pra vc!

    ResponderExcluir