terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Reeducação Financeira - Foco central para 2012

Oi phynas, como estão??

Resolvi que o primeiro post para 2012 deveria ser sobre a reeducação financeira, porque sim, ela vai ser meu novo foco para este ano novo. Não que eu vá deixar de lado a reeducação alimentar, mas preciso ter a mesma disciplina que venho tendo, que aprendi a ter ano passado sobre a minha alimentação com as minhas finanças. A Rapha (saudade Rapha, sempre ando te lendo tb, mas essas nossas vidas corridas) me deu a dica de começar logo de não deixar pra outro dia o que eu devia ter começado a muito tempo, e fui fazendo assim no fim do ano. Comprando as coisas necessárias, elencando as prioridades, tentando não gastar com coisas que eu poderia passar sem. Foi muito difícil fazer isso em época de Natal, com presentes, roupas, cabelo para ajeitar, mas pelo menos eu peguei o 13º salário e paguei todas as parcelas que ainda iam vencer para liquidar as dívidas de cartõezinhos de todas as lojas que eu tinha e ficar apenas com um cartão. Um limite é mais fácil de administrar né? 

Também já decidi o que quero fazer profissionalmente em 2012. Sou concursada de orgão estadual e quero melhorar isso, uma vez que o salário não é dos melhores e meus sonhos e planos são bem maiores que ele. Sendo assim, deixei a pós para mais pra frente um pouco, para pagar um cursinho preparatório para concurso público. Analisando os concursos anteriores que prestei, se eu me dedicar apenas um pouquinho mais já é um grande passo.

Janeiro e Fevereiro são dois meses perigosos, escola do filhote e todas aquelas outras coisinhas que complementam o pacote: material escolar, fardamento, livros e bla bla bla que deixam a pessoa lisa heehhe, por isso, novas contas só a partir de março, o foco, nesses dois meses será apenas esse.

Aos poucos venho contar os meus progressos financeiros. Espero ansiosamente por eles e divido  a minha experiência de como está sendo dizer não para as compras do mesmo jeito que tenho dito não para a comida.

Essa planilha abaixo meu namô achou na internet, fez uma modificaçãozinha só para organizar o local das planilhas e compartilho com vocês no link abaixo para que possam baixar e utilizar também! :)

Me contem sobre vocês também!

Bjs!

 Olha a planilha:

http://www.4shared.com/office/qG9VOfSk/PlanilhaOramento.html

3 comentários:

  1. preciso de uma reeducação dessas!

    bjo..

    ResponderExcluir
  2. Oii Talita, eu tb comecei a minha!!! Preciso urgentemente me reorganizar!
    Adorei a idéia de um cursinho preparatório para concurso, isso sim é um ótimo investimento!

    beijão

    ResponderExcluir
  3. Pra mim também não é nada fácil equilibrar minha vida financeira, rsrsr. Sou compulsiva, não só pela comida, também por compras. Esse ano também quero melhorar isso.
    Então, mãos a obra!
    Bjs,

    ResponderExcluir