quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Reeducação Financeira: Elencando Objetivos


Oi phynas! Demorei a trazer esse assunto, mas cheguei. Digo a vocês que se tenho pouca propriedade para falar sobre reeducação alimentar, o que dizer sobre reeducação financeira. O fato é: sou consumista. Gosto de comprar, em qualquer lugar. Meus olhos brilham na farmácia, no supermercado, nas lojas de roupa, nos sites de compras, compras coletivas, o que for. Tenho um vício incomum por produtinhos de higiene e cosméticos que chega a ser estranho. Compro sabonetes e hidratantes demais e nunca termino um frasco ou caixinha completa porque como já tenho comprado outro fico na ânsia de usar logo.

Enfim, explicações a parte, vocês já entenderam que gosto de comprar hahaha, decidi que da mesma forma que estou conseguindo reeducar meus hábitos alimentares, quero e vou conseguir me organizar financeiramente.

Primeiramente, como todos os seres normais, tenho os gastos fixos e preciso elencar todos eles. O pior de tudo é que com tantos planos e projetos, de vez em quando surge um novo gasto fixo que atrapalha tudo e torna-se um gasto extra e vira uma bola de neve sem fim.

Resolvi então que toda a programação da reeducação financeira não vai se basear no que estou gastando hoje, mas sim, em como serão os gastos para o próximo ano. Comecei a pensar e já me deu agonia. E agora? Pós graduação ou entrar em um curso preparatório para fazer um outro concurso público melhor? Ou me apertar e fazer os dois? E um financiamento de imóvel? Meu Deus, tantas dúvidas no meio de tantas contas já existentes.

Então, primeiro passo, antes de ficar tudo misturado e confuso: quais são os objetivos? O que eu quero? O que eu preciso? O que é urgente? O que pode esperar? Enquanto não sei ainda as respostas para essas perguntas o ideal é controlar o impulso de comprar. Sobrou dinheiro? (coisa super hiper mega difícil, diga-se de passagem) Então vamos economizar.

Eu vou responder essas perguntinhas e em breve trarei as respostas. Quem vem comigo?

Bjs

UPDATE: Textinho super pertinente sobre comprinhas por impulso AQUI.



14 comentários:

  1. Gostei do post! Meus olhos brilham em qualquer lugar, adoro comprar, mesmo que nunca use aquilo. De uns tempos para cá ando um pouco mais controlada.

    Boa sorte pra nós nesse próximo ano.

    ResponderExcluir
  2. O meu maior problema é que SEMPRE tem algo a mais para comprar, daí quando faço as contas vai sobrar, mas quando chega o fim do mês faltou salário... kkk

    Minha solução tem sido assim: na hora que pego o meu salário, tiro um x e coloco direto na poupança! Pronto, investi e não quero saber nem de olhar por um bom tempo, até dar o tempo da massa do bolo crescer e eu poder fazer o que preciso fazer com ele, só ainda estou na dúvida se abro um negócio ou compro minha casinha própria, mas como vai demorar, tenho mt tempo pra decidir isso! kkk

    ResponderExcluir
  3. Oi querida tenho um pequeno problema com isso, mas comigo é cama, mesa, banho e roupas com números menores do que eu uso... hehe. Em relação aos números menores, já estou parando, agora os outros itens! Amo, amo, amo toalhas de banho macia e mimosa... Nossa! Fico loooouca quando entro numa loja dessas! Risos.
    Tenha um lindo dia.
    Bj Enê emagreSER Saudável e Feliz.

    ResponderExcluir
  4. Já fui muuuuuuito irresponsável financeiramente falando e pago por isso até hoje, literalmente!

    Hoje em dia estou mais consciente, poupando, me preocupando com o futuro, igual a você!

    R.a. e R.f. para mim foram igualmente difíceis e um processo onde houveram muitas tentativas e erros, até chegar à fase atual.

    Seja lá o projetinho que você bolar, estou dentro!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Finanças organizadas, bolso feliz!

    ResponderExcluir
  6. Tá, menina, tb tô nessa, amiga!
    Dica: "casais inteligentes enriquecem juntos" do Gustavo Cerbasi. Vai fazer vc mudar sua opinião sobre financiar um imovél e abrir sua mente pra muitas coisas. Poupar é muito mais fácil do que a gente pensa!
    Eu primeiro vou sair do vermelho e depois me planejar pra começar a investir uma graninha todo mês. Vale a pena garantir nosso futuro e de quem a gente ama, como nossos filhos principalmente. Já pensou quando vc tiver que pagar a faculdade dele???

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amei o post amiga eu tbm sou consumista viu..,mas vamos conseguir mudar isso vamo que vamo
    Bjs shai

    ResponderExcluir
  8. Oi Talita!! Então descobrimos sua fraqueza... as compras!! haiuahiua
    Olha, achei uma ótima idéia. Tenho uns planos para o ano que vem e sei que se nao começar a poupar vai ser impossível chegar onde quero! E se a gente pode reeducar a nossa alimentação, o nosso bolso também vai aprender a ser educado! hahaha! Vou me preparar para isso também! Ano que vem quero a gente phyna e ryca! haiuahiauh beijos! Ah! te citei lá no meu blog!

    ResponderExcluir
  9. também amo comprar, mas só compro se estiver precisando.mas nem sempre foi assim, comprava feito louca e não usava a maioria das coias que comprava.
    se organiza sim vai ver como é bom ver din-din sobrando.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. nem me fala em compras...tava comprando mto em sites de compras coletivas...agora penso, penso e acabo não comprando, na grande maioria das vezes.

    esse mes baixei um aplicativo no meu celular pra anotar as despesas...e ta dando certo...

    boa sorte.

    /(,”)\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

    ResponderExcluir
  11. Sou consumista também! Isso é um grande problema >.<! Tem gente que pra melhorar mesmo chega a ir no psicólogo porque às vezes a coisa complica muito...

    Poisé, a idéia que eu daria para você tentar economizar é digamos fazer uma poupança programada, algo assim, vc é funcionária pública e cai o dinheiro numa data certo todo mês com certeza, então com a poupança programada, tu nem vê o dinheiro (a quantia que você selecionar no caso) na tua conta! Na data que cair, a parte que vc escolher o banco já transfere, assim digamos que você iria se habituar a usar um salário menor...

    Enfim é uma idéia, todos queremos sempre economizar, mas é difícil viu?! Eu mesma vou ter que montar um plano porque ainda tenho uma lista de coisas que quero de imediato, algumas necessárias e outras nem tanto! hehe, mas preciso me focar porque ano que vem tenho uma viagem pras europas né =P tem que ter grana! hehehe

    bjo querida ;****

    ResponderExcluir
  12. Oi Ta!! Td bem mulher? Saudadeeee! Sabe que eu tb era super descontrolada. Meu marido me arrumou...rs Ele me apresentou um programa ótimo chamado MONEY. Super fácil de usar. COntrolador!! Vc conhece? Se eu posso te dar uma dica, por menor que ela seja, é: comece hoje. Amanhã pode ser tarde e seu rombo pode ser ainda maior. Ah! e mais uma coisa...rs Coloque isso como prioridade, mesmo que isso signifique abrir mão de outras coisas importantes, mas mais "superficiais". São só conselhos e vc sabe que se conselhos fossem bons...rs BJOOOOS

    ResponderExcluir
  13. EU tenho compulsão por LIVROS. Já viu isso? rs

    ResponderExcluir
  14. Nem me fale, amo comprar coisas que o pessoal julga desnecessário,meu primeiro passo é não comprar absolutamente mais nada até não me reorganizar. Abri uma planilha no excel e anotei tudo o que tenho de gastos e parcelas a pagar. Meu obetivo é ter apenas as contas fixas e não comprar nenhuma agulha parcelada, o que precisar deverei comprar a vista e se não tiver o valor , juntarei. chega de fatura de cartão extrapolada!! boa sorte bjooosss

    ResponderExcluir