sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Enjoy the Weekend! :)

Oi pessoas phynas! Como estão?

Eu não sou um ser tão de luz assim, caio em tentações, penso de forma errada e estou fazendo um esforço ainda para entrar no ritmo da atividade física. Mas consegui uma proeza que quero compartilhar aqui para quem saber ajudar quem ainda tem dificuldade nesse quesito. O temido fim de semana não precisa ser perigoso. Primeiro vamos entender. Durante a semana segue uma rotina que geralmente inclui trabalho e estudo e horários e isso facilita bastante comer em horários certos as coisas certas. Não é comum as saídas a noite pelo fato de acordar cedo no outro dia e devemos economizar. Tudo perfeito. Atividade física em dia e alimentação também. Sexta a tarde, junto com a felicidade de poder descansar vem, em algumas pessoas, o medo de colocar uma semana linda e perfeita a perder. Não é mesmo? Poiseh! Para mim em relação à qualidade e quantidade da alimentação isso não é problema. Preciso ajustar os horários, mas com a atividade física presente nesses dias, até isso está ficando mais fácil! Então, vamos ao que funcionou e funciona para mim:

1- Minha semana tem 7 dias e não 5 + 2. Encaro dessa forma. E assim, em relação a alimentação eu não torno os fins de semana dias especiais ou dias de exceção. Não espero pelo sábado para comer aquele pedacinho de chocolate. Como quando eu tenho vontade, porque a espera por um dia específico faz com que, uma vez chegado esse momento, depois de um tempo considerável de auto-controle eu me permita presentear-me. E comida não é recompensa por resistência.

2- Fim de semana é sinônimo de saída com os amigos. E que medo se eles me chamam pra comer no Mc Donalds né? Não. Ninguém precisa ir ao Mc e pedir o combo sanduba + coca grande + batata-frita. Esmiucei os cardápios dos locais que eu frequento e sei o que pedir para não sair do meu planejamento. A maioria dos locais tem investido em uma alimentação diferenciada, menos calórica e dá sim para fazer opções inteligentes.

3- O prato do meu amigo não é parâmetro. Ele não é obrigado a fazer a minha reeducação só para eu não invejar o prato dele. Meu foco é outro e meu objetivo também e ainda banco a phyna comendo coisas saudáveis no meio de tantas calorias e frituras. Por isso é meio uó você achar que o seu amigo te sabota por te levar a algum lugar que você vai ficar tentada, se ele é teu amigo não vai querer te sabotar, se é um pseudo-amigo, sabote ele e seja light, se não der, peça água e diga que come algo depois porque lá não tem comida pra gente saudável!

4- Fim de semana é lazer, é diversão, é hobby! De que você gosta além de comer? Sei que gosta de um montão de coisas. Eu gosto de filmes (e filme não é necessariamente sinônimo de pipoca com refrigerante), gosto de barzinhos (recai no item de explorar o cardápio), amo conversar com os meus amigos. É fato social que a alimentação na nossa sociedade é reunião, é uma forma legítima de entreterimento, mas ela não precisa ser o centro.

5- Se nada disso não funcionar e você cair em tentação, não se culpe, não lamente, Sempre vai ter uma segunda-feira, dia mundial do começo e recomeço da dieta para você dar a volta por cima!

Bjs!


10 comentários:

  1. Oi Tá,

    Adorei o post, como sempre!
    Principalmente a parte de que a semana não te 5 dias +2. Eu tenho pensando assim e colcocado a perder todo o esforço. Vou tentar pensar assim daqui pra frente!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita, dicas ótimas como sempre.
    Nem sempre eu consigo, mas estou aprendendo todo dia a recusar uma coisa aqui, procurar uma saladinha ali, recusar uma cervejinha...
    Um dia eu consigo!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Talita!!! Amei as dicas que vc deu e é assim que devemos agir.
    Bjs e dá uma passadinha no meu blog!

    ResponderExcluir
  4. Post para ser colocado na porta da geladeira! Acabei de perceber que minha semana é 5+2... aff! Preciso de uma semana de 7 dias, urgente!! E vou usar o post como inspiração!!!
    Excelente domingo!
    Beijos e queijos

    ResponderExcluir
  5. Também estou fazendo isso agora.
    Melhorou mais a minha relação com a comida(sem culpa).
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. haha é verdade, e essa semana iniciarei aulas de JUmp tenho que aprender a manter a vida saudável, é importante!

    beijoss

    Blog: segredosfashion.com
    Loja Virtual: segredosfashionstore.tanlup.com

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga adoreiii isso mesmoooooooo..eu principalmente tenho q para com isso q final de semana pode comer aquiloo ..não pode rs é um dia como outro qualquer..bjsssssssssss Shai

    ResponderExcluir
  8. Amo ler o que você escreve...
    Vou mudar essa minha semana de 5+2 por uma de 7 dias... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Talita, sexta feira preciso voltar aqui e reler esse seu post. Muito bom!!

    ResponderExcluir
  10. Oie Flor.

    Eu continuo em dieta, mesmo nos finais de semana. Tenho o domingo como descanso, mas geralmente faço uma atividade mais leve: pedalar, caminhar e etc.
    Assim me sinto ativa e conectada com meu processo.

    Beijos.

    Alana
    http://www.lanoca.com/

    ResponderExcluir