quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Metodologia da JACA!

Oi phynas, como estão? Espero que todo mundo all right!

Então, e não é que o post passado rendeu uma pá de comments legais que me fizeram refletir sobre a nossa jaca! Hahaha.

Antes de tudo, gostaria de esclarecer que, SIIIIM eu cometo deslizes, SIIIIIM eu tenho vontade de comer certas coisas proibidas e SIIIIIM ainda sou gordinha em recuperação. As minhas dúvidas sobre a jaca afloradas no post passado foram em razão da normalidade com que eu estou conseguindo levar a minha "dieta", o meu cardápio. Quando falei em hábitos que não voltam mais, foi relacionado ao fato de que eu realmente não consigo meeesmo comer certas coisas, por falta de vontade mesmo e essa falta de vontade muitas vezes é apenas medo disfarçado. A verdade é que tenho tanto amor pelos quilos diminuídos que tenho medo mesmo de deslizar feio e eles aparecerem como num passe de mágica (e vocês sabem muito bem que a gente rala para perder míseros 500g e em dois dias ganha uns baita quilos de volta). 

Não sou uma menininha fazendo tudo bonitinho pensando magro. Sou uma menininha fazendo tudo direitinho pensando com medo heheh. E gente, também há o fato de que sem demagogia nenhuma amooo as minhas substituições. Em nada E DIGO EM NADA MESMO minha saladinha do Pitt's Burg deixa a desejar PARA MIM em relação ao sanduíche com queijo cheddar, batata e refri. Entendidas? Então tá!

Vamos falar da Jaca! Essa danada!


E aí hein? O que é jacar? Peço licença as minhas phynas leitoras para reproduzir trechos dos comments:

"Jacar na minha opinião é ligar o fod@-se pra RA e sair comendo feito a gorda loka que era antes... E quanto mais come mais diz, Ah já ferrei com tudo, vou comer mais!"

"Jacar é sair do propósito!"

"E jacar pra mim particularmente é quando passo muito dos meus poutos por conta de alimentos calóricos"

"jacar pra mim é comer feito loca qualquer coisa que vê pela frente, ou sair muito das minhas notinhas diárias."

"Jacar para mim é passar dos limites, comer além da conta."

"jacar é comer enloquecida , sem parar, já aconteceu muito comigo de comer mais que deveria e pensar agora que comecei vou embora comer mais"

"Comecei fazendo contagem dos pontos, agora estou contando calorias, ai lendo muito sobre o assunto, descobri que o aceitável para uma mulher são 2.000 calorias diarias. Estou seguindo uma RA de 1.800, e se eu comer até 2.000 ainda estou dentro do limite, mas se eu passar disso ja considero jacada"

"Uma jacada feroz é comer tudo o que ver pela frente justamente naquele momento quando tá indo tudo certo"

"jacar é comer mais do que devia, sejam coisas saudáveis ou não"

"Jacar: ato de comer além da conta, exagerar, extrapolar as calorias diárias! não é manter o peso, é aumentar o peso! Eu acho!"

Lendo essas opinoões cheguei a conclusão que: 

  • comer UM chocolate (por exemplo, um batom que tem em média 90kcal) dentro da sua cota diária (que varia de pessoa para pessoa) NÃO é jacar!
  • comer uma fatia de pizza no sábado a noite NÃO é jacar
  • comer em fast food esporadicamente, buscando fazer a melhor escolha possível, NÃO é jacar.
Temos que ter sempre em mente que a reeducação alimentar que escolhemos é definitiva. E que por isso mesmo inclui TODOS OS DIAS DAQUI PRA FRENTE e aí? quem vai deixar de ir pra festinha infantil? quem vai deixar de sair com a família? quem vai deixar de ir pra churrasco?
É cultural, é fato social, comer, alimentar-se, refeições são interações sociais, nos reunem, são eventos, comemorações, situações. Como vamos sair dessa? Levar uma marmita com salada pra jantar na pizzaria? Acho que não né?

Sei que para nós, gordinhas em recuperação, uma festa de aniversário significa (ou significaria pois acredito que já aprendemos muito) comer uns 30 salgadinhos, 2 fatias de bolo, 2 cachorros quentes e 10 brigadeiros (fora o refrigerante). Isso sim, seria jacar! Como as phynas disseram acima, passar dos limites (limites esse que você deve decidir quais são os seus), sair do propósito, achar que porque comeu 5 salgadinhos a bagunça tá feita e pode sair caindo de boca no resto da festa inteira. É isso. Sabendo disso, pensando nisso, vamos jogar a culpa fora por ter comido aquela fatia de bolo deliciosa que fizeram especialmente pra você e que você está pensando em recusar com medo de comer o bolo todo hehe....

É mantra, já falamos aqui: o segundo pedaço, acreditem, tem o mesmo sabor do primeiro. E como um pouco menos de desejo nem deve ser tããão delicioso assim! :)

Aprendeu, Talita? :D

Obrigada pela ajuda, de sempre, meninas! 

Bjs

15 comentários:

  1. Eu jaco - e muito! Preciso aprender com você, sério! Só como porcaria. Fui fazer um teste: comecei a tirar foto do que eu tava comendo e poutz... Quero nem dizer o resultado. Parecia um cardápio de fast food.
    Claro que desse jeito eu ia engordar, né? Claro que assim eu consegui arredondar 11kg no meu corpinho (nada) esbelto.
    ¬¬

    Lendo o seu blog eu só consigo pensar numa conclusão: eu preciso de RA urgeeeente!

    ResponderExcluir
  2. que engraçado.
    boa quinta
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ta, que bom que vc esta num nivel em que consegue manter a RA sem jacar, não é fácil, mas terum objetivo em mente é o que nos ajuda,bjosss

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Amei o post... Muito bom mesmo e sabe que me fez refletir, rs.
    Realmente algumas vezes fazemos tempestade em copo d'água quando o assunto é jacar, você tem razão uma balinha na hora do lanche não é uma jacada... rs
    Muito obrigada, beijos e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  5. Ontem estive em um niver exatamente com salgadinho, docinho, bolo de chocolate e refri! humm, mas até que não comiiiiiii tanto! Mas mesmo assim comi, neh!

    Bom, o fato é que bom que esse post ta aki hj, precisava ter lido! bjksssssss

    ResponderExcluir
  6. A-D-O-R-E-I o post!!!
    Jacar é isso mesmo!! rs
    E esse mantra?! É o melhor!!! \o/
    Porque será que euzinha ainda não me dei conta disso?! rsrs
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. ENTRO TODO DIA MAS NUNCA COMENTO. ESTOU ADORANDO O BLOG E ESSE POST FOI MARAVILHOSO.
    DEFINIÇAO PERFEITA DE JACAR...E VEIO EM BOA HORA PQ ESTOU PARTICIPANDO DO DESAFIO DE AGOSTO. E COMIGO O 1º PEDAÇO VEM SEMPRE ACOMPANHADO DO DESCONTROLE TOTAL.
    ALEM DE EMAGRECER TENHO QUE MUDAR MINHA CABEÇA 1º PQ SE NAO NUNCA TEREI SUCESSO NA RA.

    ResponderExcluir
  8. Li esse post ontem á noite pelo celular e não deu para deixar um comentário.
    Vc disse tudo e mais um pouco, adorei a forma como colocou tudo.
    Não podemos deixar de aproveitar a vida só porque estamos de RA.

    ResponderExcluir
  9. Amei o Post. Vc foi mto precisa e os comentarios das outras meninas então... Show!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Talita!!

    Adorei o post. Acho que jacar depende de cada pessoa! É que nem você disse, comer 1 pedaço de pizza não é jacar, mas tem muita gente que acha que é e pensa: "Agoar que já comi 1 pedaço vou comer mais 10!". Aí sim é jacar! Não adianta, tem gente também que tem que se privar de certos alimentos pois ainda não tem controle suficiente para comer somente uma porção moderada!

    Jacar é um dos obstáculos do nosso processo de emagrecimento. Vai acontecer várias vezes ainda, mas com o tempo vamos diminuindo a intensidade! :)

    Tenha um ótimo dia! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. adorei o post e realmente seu mantra é otimo .
    beijoss

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso esse post,parabéns pela forma como tratou esse assunto,adorei!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Talita...como o assunto da vez foi jacadas hehehehenesse post maravilhosos, quero aqui comentar sobre uma dica data por uma nutricionista no GNT. Ela orientava escolher uma dia da semana para jacar por 2 horas. Seria assim: Naquele "dia pé na jaca" você pode comer o que quiser, na quantidade que quiser durante duas horas. Achei bem interessante e fui testar, e não é que deu certo!!! Escolhi o domingo...quando saio com meu marido e filhos para almoçar...então como o que eu quiser sem culpa....e acredite...vale até refrigerante. Daí começo a semana sem culpa...pq foi algo permitido e que estava no meu esquema de RA. Além do mais ajuda a manter a cabeça no lugar quando penso em comer algo fora do comum...e por aí...vai. Fica a dica!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Acho que é como você falou.. a pessoa pode sim comer certas coisas, mas com consciência, sem exagerar. E eu acho (posso estar muito errada), mas se a pessoa vai numa festinha e come (sem exagerar, claro), no outro dia deve pegar mais pesado nos exercícios e maneirar mais ainda na alimentação. Talita, faz um post sobre isso, dizendo se essa idéia de comer um dia e compensar no outro é válida mesmo ou se é lenda (já vi mtaaa mulher famosa dizendo isso!!). beijos

    ResponderExcluir