sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Para gostar de comer alface

Oi phynaaas!! 

O título eu confesso que é meio exagerado. Requer bastante boa vontade mais do que requer sentir um gosto "novo". Mas preciso contar a minha história com a alface para vocês e vou partindo do pressuposto de que querendo a gente consegue.

Eu nunca rejeitei saladas. Como até quiabo, repolho, beterraba, coisas que muitas pessoas não gostam. Mas cismava com a tal da alface sem gosto. Era torturante.Quando comecei a RA e queria deixar o prato colorido, me jogava nos refogadinhos de quiabo, vinagretes, cenoura ralada, colocava de tudo no prato sem preconceito, mas a alface era um problema.

Comecei a comer embutido nas saladas prontas. Tem alface nas minhas saladas preferidas (do Pitts e da Sanduicheria Paulista) e começou a ficar mais fácil. Até que aconselhei a mãe do meu namô a comprar uma centrífuga para salada, vocês conhecem? É essa aqui ó.  Depois de você higienizar os vegetais (estamos usando só para folhas), centrifuga deixando tudo sequinho (dificultando o processo de envelhecimento) e coloca em uma vasilha (a nossa tem uma peneira dentro) e sempre tem folhas limpas, novinhas e sequinhas para ficar usando e não precisar lavar sempre e por isso justificar não comer por preguiça.

Enfim, desde então tenho comido alface e rúcula direto e os pratos estão lindos (vou mostrar umas fotinhas com spoilers para o resumo do projeto que só rola segunda, mas estou ansiosa hehe)


É bom comer mato porque o molho ajuda muito. Tenho usado muito esses molhos aqui

Mas vamos as dicas


1) Dá para encontrar molhos industrializados bons e não tão "gordos". Uma dica é olhar sempre as informações nutricionais e não só as calorias, olhe também a quantidade de sódio (alguns tem muito) e a quantidade de gordura.

2) Escolha as ervas e temperos que você gosta mais (manjericão, orégano, salsinha, curry e etc. etc. etc.) e faça combinações. (Inclusive com essas ervas dá para fazer uma espécie de "sal" e diminuir a quantidade do sal propriamente dito em outros alimentos também, como sopas.

3) Vocês gostam de gergelim? Tenho uma receitinha de um farelinho que fica delícia. Compre linhaça e gergelim em grãos. Torre-os na frigideira (não é para deixar queimar é só dar uma esquentadinha). Triture-os juntos. Fica um farelo delicioso para colocar em vitaminas e andei usando na salada e ficou uma beleza.

4) É prendada? Acesse esse link e escolha uma receita de molho e capriche na sua salada.


Gostaram das dicas? Vamos comer alface todo mundo? Confiem em mim, é melhor do que vocês imaginam, faz super bem e vai dar uma sensação de orgulho ótima. Pelo prato bonito e pela galera admirando junto com você o seu prato bonito. :D

Qualquer dúvida podem perguntar. 

Bjs


12 comentários:

  1. Eu sou suspeita pra falar porque amooo alface principalmente a americana,mais os molhos ajudam muito viu.
    Outro dia a Ju Cerejeira falou tbm que nao comia alface,vcs venceram essa barreira
    parabéns
    bjos

    ResponderExcluir
  2. O que mais gostei nessa postagem foi a dica da centrífuga!! Quero uma! Onde tem? kkkk É caro?

    Pra mim o que salva o alface é o molho com certeza, mas Dante come alface como se estivesse comendo chocolate kkk, ele adora!

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. eu amo alface, como numa boa mas sem os molhos que não gosto, pra mim só um fio de azeite já ta bom.
    os pratos estão lindos hein amiga!!!
    bjs e ótimo fds!!!!

    ResponderExcluir
  4. Preciso dessa centrífuga, rs
    Sou muito preguiçosa pra lavar folhas, rsrs

    ResponderExcluir
  5. Meu problema são os outros legumes e vegetais...se deixar eu como só alface! rs

    ResponderExcluir
  6. hehe...Talita, minha mãe diz que eu amo "pasto".. tudo que é verde eu gosto..hehe... e esses molhos entao em cima..nossa, fica bom demais...teus post como sempre criativos..adorooo, beijão.

    ResponderExcluir
  7. adorei as dicas!!!.... eu sou doooida com uma centrífuga dessas!... E eu tb uso esses 3 molhos da hellmann´s(caseiro,parmesao e italiano)... acho q os coraçõezinho indicaram q vc prefere os 3, ne?! ou entao entendi errado! hahaha...
    tb adorei as dicas de molhos pra fazer, pq realmente os prontos costumam ter muita gordura e muito sódio....
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. eu sou suspeita amo salada com sal ou molho...rsrsrsrrs flor amei seu blog e ja to te seguindo, venha seguir-me tbm. bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Oi fofa :D!

    Interessante, pra mim todas as verduras e legumes tem gosto e um gosto bem desagradável hahaha os poucos que consigo comer hoje ou é forçando ou é porque venci a barreira do sabor ruim hahaha
    Hoje consigo comer alface, até cheguei a postar faz um tempo sobre ela hehe xD antes só conseguia misturando com cremes e tals, o que nao adiantava nada! hahaha xD
    Não gosto de azeite nem desses molhos feitos acredita? E já tentei xD é tudo uma questão de paladar mesmo =] hehe

    Sobre o farelo, no caso já ouvi falar que não pode esquentar linhaça que ela perde o valor nutricional e as substancias que fazem as coisas boas na gente xD nesse caso não aconteceria isso =D?

    bjo!!
    o/

    ResponderExcluir
  10. Ta amei o post....

    Como sempre ajudando muito a gente, amei a dica dos molhos vou procurar..

    beijão e super obrigado...

    ResponderExcluir
  11. Engraçado como certas coisas viram hábito! Hoje em dia se no meu almoço não tem alface parece que falta mesmo alguma coisa! sinto muita falta!! Talita menina adoro suas dicas!! Muito boas e animadoras sempre!!

    ResponderExcluir
  12. oi tali,
    adorei as dicas, eu amo estes molhos para saladas são um sabor especial a comida!!
    ótima semana, beijinhos

    ResponderExcluir