sábado, 27 de agosto de 2011

Dieta Específica X Reeducação Alimentar

Oi pessoas phynas! Como estão? Espero que todo mundo muito lindo e ótemo!!

Então, resolvi fazer um mini-manual batidérrimo sobre as diferenças entre dieta e reeducação alimentar. Mas por que eu resolvi fazer isso??

Bem, é o seguinte, primeiro porque tem umas amigas novas começando a RA que estão com muita pressa e por isso restringindo demais a alimentação (não digo que não façam isso, mas logo mais vcs entenderão os motivos pelos quais acredito que não seja a melhor opção) e segundo porque eu meio que estou de saco cheio de não poder comer nada sem os amigos desavisados encherem meu saco (é, estou estressada) achando que estou "dando pra trás".

Primeiramente DIETA, de modo geral e para a nutrição, é o que chamamos de cardápio. Quem já viu no hospital falarem: dieta pastosa, dieta líquida, dieta livre e etc.? Então, dieta é o nosso esquema alimentar diário. Não é dela que vamos falar aqui.

Uma dieta específica serve para uma determinada situação, por exemplo, tratamento de choque para ficar magra em 1 mês pro casamento da best friend do qual vai ser madrinha; dieta para engordar pra mudar de categoria no UFC (hahaha); dieta rápida para desintoxicar o organismo que está com retenção líquida. Então. Em uma dieta, você vai seguir um cardápio, fielmente, para que no fim de um determinado tempo você esteja com o corpo desejado. 
Existem dietas muito boas, eficazes mesmo, cardápios ótimos que podemos encontrar na internet. Não as condeno, de jeito algum, também recorro a elas em algum momento específico. Tem umas legais, dieta do chá, dieta da sopa... e tem umas loucas como a dieta dos 13 dias ou dieta da USP que já fiz e me dei mal (assunto para outro post).

A grande diferença da dieta para a reeducação alimentar está no "até quando??"

Poiseh, na reeducação alimentar você aprende a comer. Aprende a não temer determinadas comidas. Aprende a encará-las com naturalidade e não se deixar levar por excessos. Na reeducação alimentar está permitido TUDO, o cardápio é você quem faz, só existe uma restrição chamada QUANTO!!! Poiseh! Em reeducação alimentar você aprende que não se deve e nem precisa comer coisas que engordam e não fazem bem na semana, por exemplo. Aprende a equilibrar porções para encaixar a fatia de pizza na sexta a noite. A reeducação alimentar é vitalícia. Uma vez reeducada você NÃO VAI VOLTAR A ENGORDAR.

E com a dieta? Eu posso ficar pra sempre magra, certo? Pode, claro! E vai ficar! Desde que você a siga pelo resto de sua vida. Agora é com você! Consegue fazer aquela restrição por TODA a sua vida? Se sim, ótimo! é saudável NUNCA MAIS comer coisas que engordam, a opção é sua. Mas não se enganem. Ok?

Então é isso!

Vou colocar aqui dois exemplos de dietas bacanas: dieta do tipo sanguineo e dieta ortomolecular. Se elas funcionam eu não sei porque nunca testei. Mas elas tem um cardápio variado e aberto a escolhas corretas, dá pra fazê-las pela vida toda sem chorar rios de tristeza por não comer coisas gostosas hehee.

Se você precisa de base para começar a sua reeducação alimentar, se precisa contar algo, se precisa seguir um cardápio, sugiro que conte calorias, pontos ou notas como ensinei aqui

Feito isso, vocês vão emagrecer e vão comer pizza!

Bjs




11 comentários:

  1. Gostei do post, mas acho que mesmo fazendo só a redução alimentar, depois de um tempo a gente evita certos alimentos pq é pesaado demais, melhor nem comer, tipo fritura num consigo mais...

    Seu blog e outros de dietas tão me ajudando tanto, que um dia quando eu tiver perdido todos os kilos e sair num revista (#sonhadora) o título da minha matéria será: "Emagreci lendo e seguindo blogs de sobre dieta e RA", e vou citar os melhores kkkk

    ResponderExcluir
  2. quero conhecer a ortomolecular, ja ouvi falar super bem
    bom domingo
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Concordo: Fazer dieta de restrição é pedir pra engordar tudo de novo depois. RA é a unica opção pra quem quer ser magro pro resto da vida. Aprendi isso da maneira mais sofrida, que é passando anos no efeito sanfona. O que dita o nosso peso é calorias que entram e calorias que saem. Controle das porções (e trocar alimentos caloricos por outros menos caloricos ajuda também). Exercicio pra gastar mais calorias. é simples!! Mas não é nada facil, hehehe. Essa dieta do tipo sanguineo não tem fundamentação cientifica, viu. Mal não faz, mas não ajuda também. RA na veia!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita eu uso o site dieta ao ponto, é ótimo, você coloca o que comeu e ele já coloca os pontos, tem como ver sua média mensal, e eu copio de lá e coloco no blog pra não ficar escrevendo duas vezes, é muito bom.
    http://dietaaoponto.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei o post Talita! Eu pro exemplo me encontri na RA, não tem melhor... é só fazer as escolhas certas. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Certíssima menina!

    Eu parei de querer ser radical e me libero pra tudo!!! Claro que com motivação e sabendo que vou ter que manerar depois...
    O importante é sempre fazer opções saudáveis. Se vc faz tudo certo em 80% do tempo, qual o problema de dar aquelas escapadelas nos outros 20%???

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Olá Talita, tudo bem?

    Adorei o post! Acho que reeducação alimentar é a palavra chave para qualquer um que queira emagrecer! É difícil encontrar alguém que fez alguma dieta restritiva e conseguiu manter o peso depois...

    Uma coisa que me irrita é que tem tanta gente ignorante que acha que porque estamos cuidando da alimentação e tal, não podemos comer isso ou aquilo e ainda por cima ficam comentando e cuidando tudo que comemos... Quem sabe o que a gente pode comer, quando e quanto somos NÓS! :)

    E vamo que vamo! Beijos e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. adorei as dicas. eu mesma me confundia muito e ficava deprimida...kkk...quando achava que ia ter que mudar pra gente. agora acho até bom porque comer demais tbem, sem controle, nao é saudável pra ninguem, nem para os magrelos...kkkk...ah! vamos continuar o desafio por mais 100 dias? me ajuda tanto...beijao, aguardo sua visita heim sumida?! rs

    ResponderExcluir
  9. Amiga, adorei o texto e por enquanto (e pra sempre, espero) eu vou de R.A, e uma dieta mais severa só me faz comer mais depois, então aprendi que pra mim dieta não rola....
    bju linda, não some não amo seu blog!!!!!

    ResponderExcluir
  10. OI Talita....


    Amei o Post, falou tudo! rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post!!
    Acho que a Reeducação Alimentar é realmente para um emagrecimento duradouro. Realmente aprender a comer. ;)
    beijocas

    ResponderExcluir