segunda-feira, 16 de maio de 2011

Off -Topic - Lições para uma vida com dignidade

Oi gente! Resolvi vir agora a noite pra um off-topic. Umas divagaçãoes totalmente fora do assunto da RA, então se não estiverem a fim, pulem esse texto que amanhã, logo pela manhã, tenho novidades quentinhas sobre a RA. Esse post é só um desabafo mesmo. Um esboço de idéias desconexas que me fazem refletir todos os dias.

Bem, como vcs sabem sou assistente social. Ainda não praticante e nem sei se é isso o que quero mesmo fazer profissionalmente, sou uma indecisa mor! Porém eu consegui agregar nesse curso valores muito importantes! Coisas que eu até já colocava em prática, mas que agora além da minha boa vontade possui um embasamento teórico vasto.
Todos os dias pego ônibus pra ir ao trabalho e o que vejo é preocupante. Idosos que sobem pela porta traseira, que possuem acentos reservados, mas que quando lotados por pessoas "comuns" ficam em pé. Pelo descaso e falta de educação. 

No shopping as vagas reservadas para idosos e pessoas com necessidades especiais são constantemente ocupadas por pessoas que podem andar uma distância maior, sem problemas.

Médicos e demais funcionários de hospitais que simplesmente esfriaram diante dos problemas de outros seres humanos e agem com egoísmo e sem zelo ao próximo. Banalizaram o ser!

O que mais me angustia diante desses fatos é que a situação é generalizada. A gente imagina que quem faz essas coisas são pessoas más, daí ouvimos o nosso amigo, o nosso parente, alguém que a gente gosta, se importa e sabe que é do bem, agir com individualismo e com falta de respeito às necessidades do próximo.

Está cada dia mais presente esse egoísmo. Reclamamos todos os dias da corrupção dos políticos e somos igualmente corruptos por renegar o direito do outro.

Meu pai me ensinou a vida toda: "O seu direito termina quando o do outro começa". E essa frase é meu lema de vida. Não quero ser politicamente correta. Quantas vezes pedi uma receita a um médico que não viu um paciente ou facilitei a entrada de um amigo fora do horário de visita quando trabalhava na recepção de uma maternidade, só porque eu podia, só porque eu achava que não faria mal a ninguém. 

Fato é, os direitos são universais! Devem ser estendidos à todos. Se alguém tem um direito assegurado pela Constituição, todos tem. E se é aberta uma exceção, o que é que este ser tem de especial em relação à todos os outros que estão seguindo as regras?

Pensando nessas coisas, treinei a elaboração de um manual que pudesse recuperar a nossa humanidade. Que possamos ser coletivos novamente, que esqueçamos um pouco o EU e acreditemos um pouco no NÓS. Pelo menos uma vez tente:

1)Não furar filas
2)Não pedir pra alguém "dar um jeitinho"
3)Não atravessar o sinal vermelho
4)Dar a preferência no trânsito
5)Parar pra que um pedestre atravesse na faixa
6)Respeitar que a vaga preferencial não lhe pertence
7)Atender bem e com cordialidade em seu trabalho
8)Se esforçar pra fazer "tudo que pode" e não apenas o mínimo esperado
9)Dar bom dia às pessoas (mesmo que elas não respondam, afinal, você tem que fazer a sua parte)
10)Não culpar de imediato o outro (analise se você não tem a sua parcela de culpa)
11)Respeitar a opinião alheia
12) Não julgar
13)Não apelar pro seu prestígio ou sua posição (se coloque como igual)
14)[...] Este está em branco, com certeza você vai saber o que fazer
15)Enfim, resguardar o direito do outro


"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar." [Bertolt Brecht]









Ufaa! :) Amanhã voltamos com a nossa programação normal! Plim Plim :P

12 comentários:

  1. Tô contigo e não abro!! E acho que se cada um de nós fizer um pouquinho, o mundo fica melhor. Afinal, nós é que fazemos o mundo! Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Talita,

    Muito legal a sua iniciativa, vamos seguir. A maioria das pessoas gosta de levar vantagem, dá uma de "experto", mas odeia quando um direito seu não é respeitado. Vamos pensar coletivo, só assim vai dar certo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida, achei muito pertinente a sua reflexão, tem toda razão... o mundo seria mais humano de respeitassémos os direitos dos outros e cumpríssemos nossos deveres sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Talita... tem várias coisas que adorei (que bom que não pulei esse tópico)
    Adorei o que vc escreveu, acho que vc tem toda a razão e adorei a sua nova foto do perfil... tá lindona!!!
    Beijos e boa semana!
    Mari
    http://www.comofiqueimagra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. amiga,
    adorei seu post..é muito triste ver a falta de respeito pelo próximo. Precisamos fazer a nossa parte e nunca, jamais, tratar o outro como um "nada" e sim aprender a valorizar o ser humano tratando-os como gostaríamos de ser tratados.
    bjus!!! fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  6. Perfeitooo amiga !!! realmente não é só alarmante como preocupante o que anda acontecendo nas ruas..hospitais..em todos os lugares.
    as pessoas perderam o respeito, esquecendo que um dia serão elas que estarao velhas. é um absurdo. texto perfeito. um beijo em vc..otima semana

    ResponderExcluir
  7. Oii, ADOREI seu blog! Estou te seguindo e por coinscidência também sou Assistente Social!!

    ResponderExcluir
  8. Oie Talitinha!!!
    Saudades de vc!!!
    Olhando o seu post esses dias eu estava pensando sobre isso, as pessoas cade vez mais frias e distantes umas das outras e eu lendo a biblia no livro de mateus fala que amor de muitos se esfriaram, fala sobre isso..., e cada dia que passa isso esta cada vez mais visivel.
    Realemnte temos que fazer nossa parte, amei seu post!!!
    Beijos linda e uma boa noite!!

    ResponderExcluir
  9. Olá querida!!!
    Realmente, enquanto houver pessoas que insistem em manter o tal pensamento " o mundo é dos espertos" ficará dificil !!!!
    O jeito é rezar!
    Bjos
    Dani

    ResponderExcluir
  10. Oi lindona...faz tempo..saudades. Puxa..esse assunto é mais do q essencial p todos nós. Pra ser cidadão basta amar a vida e por em prática os direitos humanos...

    Grande bjim p ti..uma semana iluminada!!!

    ResponderExcluir
  11. o/ Concordo em gênero, número e grau!! ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Muito legal esse post!! Acho q o problema do Brasil é a nossa cultura, nossa falta de educação, porque em outros países as pessoas respeitam o próximo. Tem lugares que mesmo em um ônibus lotado, as cadeiras preferênciais ficam vazias quando não tem deficientes ou idosos para ocupá-las. Acho isso um gesto muito bonito. Graças a Deus eu acho que tenho muito bom senso em relação as coisas q vc citou. Acho q se cada um fizer a sua parte o mundo vai melhorando.
    Menina, até me emocionei com o vídeo q vc colocou! Que ódio da mulherzinha q foi lá tirar a cadeira! aff!

    ResponderExcluir