Oi phynas, como estão?
Acho que é fácil falar do assunto que vou abordar hoje por nunca ter sido obesa. Mas vou colocar aqui meu ponto de vista sobre um assunto e vocês tem todo o direito de discordar, ok?
Como vocês sabem eu fui uma pessoa magra durante 23 anos. Comecei a engordar de 2009 para cá. Nunca sofri nenhum tipo de preconceito por estar acima do peso. Meu peso máximo foi 74,5kg, com o IMC quase chegando ao nível de obesidade grau I. Me assustei quando ouvi isso da nutricionista porque eu me achava gorda mas eu não me achava quase obesa. Nutricionalmente falando eu era sim quase obesa. Meu namorado sempre foi um "lord". Nunca reclamou de nada nem fez com que eu me sentisse mal olhando para outras pessoas e nas vezes que eu me incomodei com o fato de estar gorda e alguma outra menina do convívio dele estar magra não foi por nada provocado por ele. Ele também nunca controlou minha alimentação, nunca me podou e sempre me apóia em tudo.
Minha família, principalmente os mais velhos, falam sim aquelas coisinhas de "nossa, você era tão magra", "você está 'forte'", "isso é Talita?, engordou, não foi?". Essas frases me incomodavam, ainda me incomodam pois não cessaram totalmente, mas minha família me ama, me acha linda e inteligente, gorda ou magra, sou a "moreninha" deles, então, isso também nunca me afetou.
Eu gosto muito de moda e acho lindas as modelos de passarela. Sou estranha. Não curto essa história de "gostosa", queria poder ser magricela, dessas ossudas, não anoréxica, mas magra e alta tipo Fernanda Lima. Mas meu estereótipo de brasileira nata, de bumbum grande, mesmo quando eu era magra, nunca me permitiu ser dessas. Mas fazer o que né?
Quando vejo "padrões de beleza que a mídia impõe" sei que é legítimo, sei que acontece, sei que as roupas não ajudam, mas sinceramente, nunca me afetaram. Nunca sofri por não poder usar um "bandage dress" que todas as pessoas da minha terra usam, moro em frente à praia e não gosto de ir me bronzear, sol, areia, banho em água salgada. Não porque um biquini não iria ficar em mim como fica em uma modelo, mas porque eu não gosto e pronto. Hoje eu digo com sinceridade, que eu magra, usaria um maiô liso, com aplicações meio brilhantes, bem glamurosa, porque, na verdade, é isso que me satisfaz.
Por isso fico triste quando vejo uma pessoa se diminuir por ser gorda. Fico triste pela ignorância de algumas pessoas que dizem que "fulana tem um rosto lindo", como se a pessoa fosse só uma cabeça flutuante sem corpo, só porque está gorda. E fico mais triste ainda quando alguém duvida da própria capacidade de seguir a moda, ou uma tendência que achou legal por estar gorda.
Não estou dizendo que a pessoa não deva se cuidar, não deva querer emagrecer, seria contraditório, um blog sobre reeducação alimentar, eu querendo ser magra e dizendo pra que a galera não seja. Que você queira mudar, concordo! Mas que enquanto está no processo você se enclausure por não estar "no padrão" eu discordo totalmente.
As pessoas julgam. O ser humano é fraco por natureza e gosta de apontar os defeitos dos outros. Nunca se está BEM, ou se está MUITO ou POUCO, gorda ou magra, alta ou baixa, nariz grande, nariz pequeno. Se encontrarem uma pessoa muito linda e "padronizada", vão dizer que é antipática ou burra. A bonita não pode ser inteligente. A rica não pode ser humilde e carismática. E se for, nossaaaa, fulana é tão rica e é simpática, né? Que legal! Quem diria? Se espantam com tudo, como se ser bom fosse algo extraordinário porque o usual é ser ruim, é ter algum defeito que se contraponha àquelas qualidades.

Sendo assim, você vai mesmo se importar? Você vai mesmo veranear com maiô preto porque gordinha não pode usar estampas e nem muito menos mostrar a barriga? Você vai mesmo usar apenas listras verticais porque disseram que listras horizontais estão PROIBIDAS? Quem disse? Você só precisa ter bom senso e se sentir bem e confortável, autoconfiança é o item essencial no seu guarda-roupa e não peças monocromáticas. E se você não quiser ter bom senso, também pode! Nada é obrigatório, lembre-se, você é uma pessoa e não um cabeça flutuante. Você pode sim, o que quiser, o que você não pode fazer está escrito em um livro chamado "Constituição Federal", o resto você pode!
 |
Por isso sou fã da Preta Gil! |
Todos os dias irão te julgar, todos os dias irão buscar suas imperfeições, todos os dias! Agora, você vai deixar? Ou melhor, você vai se julgar negativamente? Só doido faria isso!
:)
Bjs